Conheça o Diretório de Psicologia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/06/2018

Horizontalidade, luta e diálogo. Com estas características, o Diretório Acadêmico de Psicologia, DAP, da Universidade Franciscana, quer consolidar o movimento estudantil no Curso de Psicologia e na UFN.

Com 12 membros, todas mulheres, o Diretório tem o objetivo de facilitar o diálogo entre os acadêmicos do curso, a coordenação e a instituição.

Por meio de conexões, se tem por objetivo a criação de eventos como rodas de conversa, palestras e debates sobre temas pertinentes que não são tratados diretamente em sala de aula como o racismo, feminismo, preconceito, entre outros.

Os eventos, em sua maioria temáticos, são contextualizados em datas específicas como o Dia da Mulher e o Dia de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, onde são realizados debates ou palestras com professores convidados para haver reflexão do tema em alusão à data.

O Diretório conta com eleições anuais, e a chapa atual foi escolhida no mês de abril. Como forma de gestão, aposta-se na horizontalidade em sua estrutura organizacional. Uma das integrantes, Francine Molinaro, explica que com este modelo, cargos passam a não ser elencados, fazendo com que não exista competição, interesses individuais ou qualquer tipo de disputa entre os participantes.

“A horizontalidade funciona como um modo de igualar os membros. Nenhum dos participantes sabe mais ou menos, eles compartilham o trabalho e o conhecimento, e isso faz com que sejam percebidas as suas semelhanças e diferenças no modo de pensar e agir, sem nenhum se opor ao outro”, ressalta.

Texto: Fernando Cezar / Acadêmico Jornalismo
Fotografia: Mark Braunstein

A estudante ainda acredita que o principal motivo para o grupo que faz parte do diretório é poder contribuir e somar na vida acadêmica dos alunos de Psicologia, trazendo rodas de conversa e debates que envolvam assuntos de cunho social, político e ativista, e que possam ser falados dentro de um ambiente como as Universidades.

“Ao tentar consolidar o movimento estudantil, queremos promover representatividade dos colegas diante de temas que promovam a reflexão acadêmica. Pensamos que a Universidade é local para debate, discussão e aprofundamento em temas sociais”, comenta outra integrante do Diretório, Alice Carvalho.

Desta forma, o Diretório Acadêmico de Psicologia se consolida e tenta fazer com que mais pessoas participem e os apoiem em causas sociais e na luta pela consolidação do movimento estudantil na UFN.

O aluno que tiver interesse em conhecer melhor o que o diretório faz, os eventos que promove, buscar alguma medida, dar alguma sugestão, bem como encontrar ajuda em alguma questão referente a coordenação do Curso, é só entrar em contato pela página do Diretório. Clique aqui.