Conheça o Diretório Acadêmico da Medicina Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/06/2018

Um grupo de estudantes em busca da evolução por meio do conhecimento. Diante do pensamento, o Diretório Acadêmico de Medicina Luis Alberto Michet da Silva, DALAMS, da Universidade Franciscana, quer incentivar a pesquisa no Curso de Medicina da UFN.

Criado em 2015, o Diretório tem o objetivo de proporcionar e facilitar a pesquisa no curso e fixar eventos como a Jornada Acadêmica de Medicina e projetos de Educação Continuada no calendário do curso, além de promoção de intercâmbios acadêmicos e de informação.

O DALAMS é formado por 13 membros, todos com o propósito de ajudar a construir a evolução do curso. O nome do DA é em homenagem ao médico nefrologista, profissional que se dedica ao estudo e tratamento de doenças nos rins, professor da UFN, Luis Alberto Michet da Silva.

Segundo o presidente do D.A., Rodolfo Hernandes, o médico é um nome próximo e inspirador para os alunos e para toda a comunidade médica de Santa Maria. “Ele é referência como educador, profissional, e ser humano para nós, e sempre esteve empenhado na evolução e formação do nosso curso desde a criação”, explica.

Os 13 membros do DA têm seus cargos devidamente distribuídos. Há alunos que são responsáveis pelos eventos que o Diretório. Outros pelo entretenimento do curso. Também, os que lidam com a parte burocrática como editais, documentos e ofícios, e ainda os alunos que cuidam, organizam e coordenam as Ligas Acadêmicas. A distribuição facilita para a resolução dos problemas e faz do D.A. mais organizado.

Educação Continuada

Um dos projetos mais importantes implantados pelo Diretório, junto à Coordenação do curso, foi o de Educação Continuada, que visa realizar palestras, minicursos, e mesas redondas fora do horário das aulas, afim de ter um lugar de discussão de temas que são pertinentes, mas que não são vistos em sala de aula.

Outro projeto é o das Ligas Acadêmicas, que são uma forma de complemento de estudos e pesquisa para os alunos. Há Ligas em seis especialidades médicas: Cardiologia, Cirurgia, Clínica Médica, Esporte e Exercício, Medicina da Família e Comunidade e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

“Foi um trabalho bem puxado, pois tivemos que realizar toda a parte burocrática, montar todo o estatuto. Foi difícil, mas é recompensador que tenha dado certo e que tenha trazido benefícios para os alunos”, ressalta a Vice-Presidente, Marina Barasuol.

Texto: Fernando Cezar / Acadêmico Jornalismo
Fotografia: Mark Braunstein

A estudante ainda acredita que a grande motivação para o grupo é poder fazer a diferença, ser uma representação que possa fazer as exigências e reclamações que os alunos querem, sobre assuntos que avaliamos de nosso interesse.

O Diretório não possui posicionamentos políticos partidários. “Somos a favor daquilo que é certo e daquilo que é humano, do que não interfira na vida dos outros e que seja uma coisa bem neutra, por isso não temos nenhum lado, pois queremos ajudar a todos sem exceção”, complementa a vice-presidente.

Segundo o presidente Rodolfo, a principal característica que se adquire ao participar do diretório é o contato proporcionado em eventos com profissionais de fora da Universidade. “Fazer relações fora da Universidade, com profissionais que não fazem parte do curso e que estão atuando é interessante para estágios, para vivencias fora do curso. Traz novos olhares sobre diversos temas, os quais, muitas vezes, não são debatidos e comentados em sala de aula”, enfatiza.

Hoje o DALAMS está preocupado com as questões dos estudantes, e tenta, na medida do possível, solucionar os problemas e criar projetos e benefícios para os alunos, além de manter um bom contato com a coordenadoria e Instituição.

Por fim, a vice-presidente Marina Barasuol, relata que o Diretório Acadêmico é um representante de cada aluno. “Acho que se a gente tem a oportunidade de unir os diretórios e quem sabe fazer encontros para conversar e ver o que pode ser melhorado na instituição seria bom, pois eu acho que ainda falta essa integração entre os diretórios e uma força estudantil existente que faça a diferença e seja participativa na Universidade”, reitera Marina.

O aluno que tiver interesse em buscar alguma medida, dar alguma sugestão, ou agregar algo ao diretório, bem como encontrar ajuda frente a coordenação do curso, encontra o contato pela página do Diretório próprio clicando aqui.