Confira galeria de fotos do 2º UniArtes Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/08/2018

A 2ª edição do UniArtes reuniu artistas, pequenos empreendedores, trabalhos acadêmicos, entre outras atividades, na tarde de sábado, dia 11, no Hall do prédio 15.

A performance musical da canção Perfeita Alegria, baseada na vida de São Francisco, realizada pelo Frei Cristian Martins, e o Frei Rodrigo Antunes, da Pastoral Universitária, deu início ao encontro. O restante da tarde foi embalada por outras três apresentações musicais, finalizando com o integrante do Trio Passito, Guilherme Tavares que se apresentou ao som do acordeon.

Outra novidade desta edição foi a oficina de produção caseira de aromatizantes, com a professora do curso de Farmácia, Luciane Laporta. Ela contou que há uma cadeira optativa que ensina os alunos a produzirem esses aromatizantes, e como são bem simples de se fazer, surgiu então a ideia de ensinar para o público que viesse ao UniArtes também.

A professora ressalta a importância desses encontros dentro da Instituição, pois segundo ela, “aqui anda muito aluno e funcionários, então trazer pessoas de fora, até mesmo para conhecer, eu acho que enriquece muito a programação”.

O UniArtes é uma iniciativa que busca abrir os portões da Universidade para a comunidade,disponibilizando o espaço para atividades de exposição de trabalhos feitos pelo seu público interno, como alunos, professores e funcionários.

A intenção é de que “ao abrir esse espaço para mostrar nossos talentos a esse público de fora,queremos mostrar que somos muito mais do que ensino, pesquisa e extensão, e que a Universidade são pessoas e cultura”, revela a relações públicas Jamylle Lima,uma das organizadoras do evento.

Uma das ideias do evento é oferecer um espaço para a família dentro da Universidade, e foi o que fez o aluno Mateus Celio da Silva, que acabou de sera provado em Medicina, e aproveitou para trazer a família toda, que veio de Cascavel, Paraná, para conhecer um pouco mais da Instituição e prestigiar as atrações do UniArtes.

Sua mãe, Maria Celina Celio estava encantada com a feira de produtos orgânicos e também revelou ter adorado as pinturas da aluna de Desing Marcia Binato. Ela pinta a cerca de 20 anos e trouxe para o encontro algumas de suas artes mais recentes que envolvem técnicas de pintura de retratos a óleo e tinta acrílica.

O encontro cultural vinha sendo trabalhada pela Coordenadoria de Relacionamentos da Instituição desde o ano passado, e em julho, durante sua primeira edição, foram dados os ajustes finais em sua estrutura.

Para se encaixar na programação da IES, o encontro será bimensal, e contará com talentos Franciscanos, que terão neste espaço, a oportunidade de trocar experiências e valorizar suas produções paralelas.  A próxima edição ocorre em outubro, no Conjunto III da UFN.

Confira alguns registros do encontro cultural da UFN:

Texto e Fotografias: Thayane Rodrigues / Estagiária de Jornalismo