Conferencistas que atuam em Portugal e no Estados Unidos encerram III International Week Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/05/2022

Em parceria com a Assessoria de Cooperação Interinstitucional e os programas de Mestrado e Pós-graduação, a Universidade Franciscana (UFN) realiza entre os dias 9 a 13 de maio, a III International Week. O 4º e último dia (sexta-feira) de atividades está sob coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCIMAT) e o Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida.

Dividido em duas conferências, o dia 13 (sexta-feira) começa com a professora Clara Vasconcelos, da Universidade do Porto (Portugal), abordando a temática ‘Ensino e pesquisa em espaços não-formais: uma visão em contexto internacional’, que ocorre às 17h30min. A conversa tem a coordenação da professora Rosemar de Fátima Vestena, da UFN. A conferencista é professora associada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e pesquisadora no Centro Interdisciplinar de Pesquisa Marinha e Ambiental, onde coordena o grupo de pesquisa Sustentabilidade e Inovação social e educacional.

A coordenadora do PPGCIMAT, professora Thaís Dorow explica que Clara Vasconcelos apresentará sua experiência em ensino e pesquisa em espaços não formais, especialmente, nos geoparques e museus de ciência e que o convite visa o fortalecimento dos estudos e a integração dos pesquisadores: “O tema que será abordado na palestra, o ensino em espaços não formais, traz também novas possibilidades para fomentar o processo de ensino-aprendizagem e para aprimorar a formação de professores”.

Já na segunda parte do dia, realizada às 19h, será a conferência ‘Globalização versus Internacionalização da Ciência’, com o professor João Luciano de Quevedo, da Universidade do Texas (Estados Unidos). A conversa conta também com a coordenação do professor Jovito Skupien, da Instituição. O conferencista é professor do Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da McGovern Medical School, The University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), Houston, Texas. É ainda professor titular de Psiquiatria e coordenador do Laboratório de Neurociências da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma.

O professor Jovito Skupien, Coordenador do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, explica que o conferencista é um grande nome na sua área de atuação. “Além de um reconhecido Professor e pesquisador, também atua clinicamente, aliando ciência e prática”, complementa. Sobre a temática escolhida, o Coordenador comenta que surgiu devido a necessidade cada vez maior das instituições buscarem parcerias internacionais. “Em um mundo globalizado, é imprescindível que busquemos cada vez mais expandirmos nossas fronteiras, e a globalização vem para facilitar este processo”, ressalta.

Texto: Lucas Acosta/Estagiáriode Jornalismo