Conecta Distrito 2023 será neste final de semana Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/04/2023

De 20 a 22 de abril a 2ª edição do CONECTA DISTRITO irá debater no Mercado da Vila Belga sobre criatividade, comunicação, sustentabilidade e empreendedorismo em Santa Maria através de uma agenda de atividades que traz cases, experiências e compartilhamento de informações que agregam na formação e no desenvolvimento de uma atitude empreendedora. As inscrições são gratuitas e todos os participantes presentes recebem certificado de participação nas temáticas dos três dias: Música, audiovisual e criatividade; Criatividade que gera engajamento; e Criatividade que conecta.

O evento, que conectará artistas, empreendedores e criativos que atuam em Santa Maria, é uma ação do Distrito Criativo Centro-Gare que vem se consolidando na programação anual da cidade e conta com a participação ativa de professores e acadêmicos da Universidade Franciscana (UFN) que integra o Comitê de Identidade e Recursos Culturais. Coordenado pelo professor Márcio Taschetto, este comitê também conta com a participação da vice-reitora Solange Binotto Fagan e dos professores Anelis Flôres e Adriano Falcão. Esta edição do Conecta Distrito será palco de uma exposição de trabalhos de extensão e disciplinas extensionistas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Design de Moda.

“Este Projeto de Extensão tem como objetivo construir a identidade do Distrito Criativo Centro-Gare de Santa Maria, assim como promover a sua implantação. Atualmente, os Distritos Criativos são uma das tipologias dos Habitats de Inovação configurando-se como ambientes de inovação em ascensão, na maioria das vezes, o seu território considera áreas consolidadas e em degradação, associando cultura e criatividade com os fatores de desenvolvimento econômico para recuperá-las. Eles, também, podem ser caracterizados como redes que promovem o crescimento por meio da economia criativa e potencializam áreas urbanas estratégicas das cidades”, explica a professora Anelis Flôres.


Oficializado em abril de 2022, o Distrito Criativo Centro-Gare de Santa Maria, é resultado de um movimento com o apoio de várias instituições e da comunidade com propósito de transformar este território com o fomento às iniciativas relacionadas à economia criativa, assim como promover a preservação e manutenção do seu patrimônio. Dentro deste contexto, a UFN assumiu a coordenação do Comitê de Identidade e Recursos Culturais, que tem como objetivos estratégicos: formar os cidadãos sobre a história da região, preservar a identidade cultural, sentimento de pertencimento, criar uma mentalidade aberta ao novo e conscientizar sobre o papel do indivíduo para o coletivo.


Texto: Márcia Pilar/Jornalista


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação