Comitê de Ética com Seres Humanos da UFN participa de encontro nacional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/11/2018

O Comitê de Ética com Seres Humanos – CEP da Universidade Franciscana participou do V Encontro Nacional de Ética em Pesquisa. Ele foi realizado em Brasília e ocorreu entre os dias 26 e 27 de novembro.

Organizado pela Comissão Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa – CONEP, o encontro teve o objetivo de atualizar os membros do CEP, gestores de instituições e pesquisadores de todo o país sobre as normas vigentes em relação aos Comitês e o projeto de qualificação do sistema CEP/CONEP.

Na ocasião, também ocorreu o lançamento do primeiro módulo da formação continuada e proporcionou a troca de experiências entre os CEPs.

Como representante da UFN, participou do evento a coordenadora do Comitê de Ética com Seres Humanos da instituição, professora Alethéia Peters Bajotto.

Na programação do evento, foram realizadas palestras, rodas de conversa, oficinas e plenárias sobre temas de importância para a capacitação dos CEPs no Brasil como o projeto de qualificação dos CEPs, as pesquisas de interesse estratégico para o Sistema Único de Saúde e o acesso pós-estudo em pesquisas de doenças ultrarraras.

Também foram debatidos e expostos temas de acordo com as Resoluções CNS 510/2016 (que são normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais), CNS 563/2017 (que regulamenta o direito do participante de pesquisa ao acesso pós-estudo em protocolos de pesquisa clínica destinados aos pacientes diagnosticados com doenças ultrarraras) e CNS 580/2018 (que são especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o Sistema Único de Saúde - SUS).

O CEP é um colegiado de caráter consultivo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade para contribuir no desenvolvimento do estudo dentro de padrões éticos.

Ele também rege e orienta pesquisas que, individual ou coletivamente, tenham como participante o ser humano, e o envolva de forma direta, incluindo materiais biológicos, ou indiretamente, incluindo o manejo de seus dados e informações.

Texto: Fernando Cezar / Acadêmico Jornalismo
Imagens: divulgação