Colégios de Santa Maria e Região participam do Espaço Ciência da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/10/2018

Diversas instituições da rede de ensino pública e privada de Santa Maria participaram da 2ª edição do Espaço Ciência: Mostra de Ciências e Matemática, ocorrida nesta quinta-feira, 25 de outubro.

Estudantes do ensino fundamental, médio e técnico tiveram de apresentar trabalhos em relação ao tema principal do evento que foi a “Matemática: alicerce interdisciplinar para as Ciências”.

Manuelle Bueno, Ana Clara Peruffo e Manoela Balzan, do 2º ano do ensino médio do Colégio Marista Santa Maria apresentaram um trabalho baseado nas Figuras de Lissajous. Segundo as estudantes, essas figuras são utilizadas para medir frequências e diferencias de fases de sinais senoidais.

De forma manual, elas desenvolveram um mecanismo onde se pode regular o grau e o tipo de movimento e figura que será desenvolvida. No caso, quanto maior a frequência, maior e mais bonita a imagem que será desenhada.

“Participar de uma mostra como esta é fundamental para chegarmos à universidade já preparadas para o que iremos encontrar aqui, como falar em público, aprender a fazer banners e outros trabalhos científicos”, destacou Ana Clara.

Além do Colégio Marista, participaram estudantes do Instituto São José, do Colégio Politécnico, Colégio Manoel Ribas, Colégio Medianeira, EMEF João Jundertmark, entre outros.

De acordo com uma das organizadoras da atividade, professora Thaís do Canto Dorow, o principal objetivo do Espaço Ciência é contribuir com a educação e o ensino de uma sociedade em constante transformação.

“Com a mostra podemos acabar despertando vocações científicas ou tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas”, ressalta a docente.

A atividade ocorreu no Hall do prédio 15, Conjunto III da Universidade Franciscana.