Circuito de Nutrição na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/06/2018

O Curso de Nutrição da Universidade Franciscana realiza o “Circuito de Nutrição” para alunos de escolas públicas e privadas de Santa Maria.

Nesta manhã de quarta-feira, 06 de maio, estudantes do 1º ano do ensino médio do Colégio Marista Santa Maria visitaram os 3 Conjuntos da UFN. Depois do passeio, os alunos foram divididos em dois grupos que participaram de palestra e oficina.

A explanação teve como tema o Guia Alimentar, com os benefícios e o momento adequado de comer cada alimento. Em seguida, foi momento de se higienizar e colocar o jaleco para entrar no laboratório e colocar a mão na massa, produzindo comidas saudáveis e ricas em nutrientes, como: bolinhos integrais de banana e maça, pizzas de diversos sabores e sucos de frutas e verduras.

Adriana Foletto, 15 anos, preparava o molho de tomate para uma das pizzas e demonstrava felicidade ao falar sobre a experiência. “Sempre tive curiosidade em aprender sobre os alimentos e sua funcionalidade no organismo. Estou tendo essa oportunidade aqui e estou gostando muito”, declarou a estudante.

O Circuito de Nutrição foi organizado por acadêmicos do 5º semestre do curso de Nutrição, matriculados na disciplina de Estágio em Alimentação Escolar, coordenada pelas professoras Ana Lucia Saccol, Catia Storck e Cristiana Basso.

Nela, os estagiários devem integrar a atividade que desenvolvem na escola com os alunos que lá estudam. Desta forma, a turma, coordenada pela professora Ana Lucia Saccol, resolveu criar o Circuito para que os futuros vestibulandos conheçam a Universidade Franciscana e o Curso de Nutrição, aqui ofertado.

“Além de passar conhecimento sobre os benefícios dos nutrientes contidos em cada alimento, é uma forma de mostrar a esses jovens o funcionamento de uma Universidade, de um laboratório de nutrição e da importância do profissional”, ressaltou a docente.

O professor do Colégio Marista Tiarles dos Santos, que acompanhou a atividade, destacou a importância de vivenciar na prática o que se vê na teoria. “Tem muito da química, biologia e até física em tudo o que os nossos alunos estão vendo aqui hoje. É uma bela forma de fazer essa ligação do que eles aprendem em sala de aula conosco, com a alimentação que todos têm em casa”, afirmou o professor de Química.

O Circuito de Nutrição continua na próxima quarta-feira, 13 de junho, quando alunos do 2º ano do Colégio Marista irão passar pela mesma experiência dos colegas.

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista
Fotografias: Mark Braunstein