Cientista Aprendiz oportuniza experiências práticas com alunos do Ensino Médio Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/10/2017

Para muitos alunos do ensino básico decidir qual caminho tomar na graduação pode ser um desafio. Seguir o desejo pessoal direcionado para alguma vocação é importante nesta hora. Mas conhecer de perto o maior número possível de cursos e profissões disponíveis no mercado de trabalho, antes de prestar vestibular, pode ser o melhor caminho.

Com este pensamento que o Centro Universitário Franciscano realizou o projeto Cientista Aprendiz, na tarde desta quarta-feira, 25 de outubro. A iniciativa buscou aproximar alunos do ensino básico às práticas realizadas nos de cursos de Engenharia Química, de Materiais, Ambiental e Sanitária e Biomédica, além dos cursos de Física Médica e Ciência da Computação.

Ao todo, 170 estudantes de diferentes escolas da cidade visitaram os laboratórios dos cursos, puderam fazer experimentos e tirar dúvidas com os professores e graduandos da Unifra. O professor Germano Possani, que coordenou as atividades no laboratório de Engenharia Química, explica que as práticas apresentadas aos alunos busca esclarecer quais tipos de estudos são realizados nesta área. “Proporcionamos para os jovens a oportunidade de conhecer o laboratório e um pouco sobre questões específicas do nosso curso através da manipulação de alguns componentes químicos’’.

No Laboratório de Tecnologias e Jogos Digitais, o professor Ricardo Frohlich apresentou uma ferramenta utilizada no processo de criação dos jogos digitais durante a graduação. Os estudantes puderam conhecer também alguns jogos que foram desenvolvidos no primeiro semestre do curso. Para Ricardo, esta integração é muito importante para os alunos e alguns deles, inclusive, já demostraram interesse em seguir no curso. “Pelo menos quatro alunos afirmaram que gostariam de cursar jogos digitais no futuro, esse retorno é muito gratificante para nós, ainda mais se tratando de um curso que é novo aqui na instituição”.

A estudante da escola Tiradentes, Joele Wegner, de 16 anos, está cursando o primeiro ano do ensino médio. Ela afirma que o seu interesse inicial é por cursos voltados à área das ciências humanas, mas ficou encantada por conhecer novas possibilidades no ensino superior. “Foi muito legal descobrir e experimentar um pouco de cada área, agora passei a admirar mais a ciência e a tecnologia”.

Já Luiza Saccol de 17 anos, que cursa o terceiro ano do ensino médio no Colégio Sant´Anna, conta que as atividades do Cientista Aprendiz ajudaram muito na sua escolha para o vestibular.