CEUA promove palestra sobre metodologias alternativas ao uso de animais na pesquisa Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/10/2018

Ocorre na tarde desta segunda-feira, 22, no Salão de Vídeo Conferência do prédio 16, a partir das 14h, a palestra Modelos Experimentais Alternativos na Pesquisa Científica, uma parceria entre o Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFN, e o Mestrado em Ciências da Saúde da Vida.

O encontro busca abordar metodologias alternativas para o uso de animais em pesquisas científicas, e traz a egressa do curso de Biomedicina, Fernanda D'Avila da Silva, para falar sobre sua pesquisa de mestrado.

Fernanda está estudando atualmente, três metodologias alternativas ao uso dos ratos e camundongos em pesquisas científicas, uma delas sugere a substituição do rato pela Drosophila Melongaster, mais conhecida como mosca da fruta.

Isso se dá porque, na ciência, usa-se o rato pois ele possui uma estrutura muito parecida com o DNA humano, o que ocasiona em resultados mais próximos com os que seriam obtidos em testes com seres humanos. A proposta estudada por Fernanda apresenta a descoberta de que a mosquinha da fruta tem, aproximadamente, 60% de homologia com o DNA humano.

Em sua pesquisa, Fernanda também apresenta o uso de um tipo de barata, e também o Zebrafish como modelos alternativos para a diminuição do uso de ratos nas pesquisas feitas em laboratório.

A palestra é aberta para os acadêmicos e a comunidade interessada no assunto. O coordenador do CEUA e professor do mestrado, Luis Ricardo Peroza, destaca que a palestra tem como objetivo conscientizar os alunos sobre as metodologias alternativas ao uso dos animais na pesquisa, já que ainda não se pode falar em uma substituição completa.

“Com as tecnologias que temos disponíveis hoje, já é possível falar em reduzir esse número de animais que são usados, e esse é o objetivo da conversa: trazer conhecimento para esses alunos que são os profissionais do amanhã”, observa o professor.

Serviço:
O que: Palestra - Modelos Experimentais Alternativos na Pesquisa Científica