Centro Universitário recebe reunião do Zoneamento Ecológico Econômico do Rio Grande do Sul Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/11/2017

Apresentar à comunidade os resultados dos diagnósticos ecológicos e econômicos realizados pelas empresas concessoras do ZEE-RS nas cidades do Estado. Esse foi o objetivo do encontro que reuniu integrantes da entidade, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim, da Câmara Técnica de Planejamento, além de empresas concessoras. O prefeito Jorge Pozzobom também participou da abertura do evento. A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira, 23 de novembro, no Salão de Atos do Conjunto III.

De acordo com o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim, Alexandre Swarowsky, é a segunda vez que o grupo se reúne para apresentar o que já foi feito até o momento em relação ao mapeamento ecológico e econômico das regiões do Estado. “Além de servir para a gente ver o que já foi realizado pelas empresas concessoras, com esse encontro, a população e demais participantes podem sugerir novas ideias para a construção desse mapeamento”, explica o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário.

Quem explanou sobre as realizações do Zoneamento foi o integrante da Coordenadoria de Planejamento do Estado (Coplan), Luciano Hermanns. Segundo ele, a próxima etapa do processo é o prognóstico, em que será estabelecido um olhar de futuro ao Estado, que oriente a finalização do mapeamento ecológico e econômico do RS. “O resultado final, que é a construção do zoneamento completo de cada região e do Estado, estava prevista para fevereiro de 2018, mas como tiveram alguns percalços, a previsão é que ela seja concluída em outubro do mesmo ano”, explica Hermanns. Além disso, ele afirmou que após a conclusão do mapeamento, esses dados estarão disponíveis para todos via internet.

O Zoneamento Ecológico Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS) é uma ferramenta de suporte ao planejamento e ordenamento territorial, na qual o Estado, a sociedade e os empreendedores terão como conhecer previamente as peculiaridades, vulnerabilidades e potencialidades de cada local ou região.

À tarde estão previstas novas reuniões, em que serão discutidas as necessidades de cada região, especialmente a que compõe a Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim, em que Santa Maria e região estão inseridas.

:: SAIBA MAIS AQUI ::

Texto e fotos: Carolina Teixeira - estagiária Assecom