Candidatos escrevem sobre a crise dos refugiados e problemas sociais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/11/2018

Os candidatos que tentam ingressar na Universidade Franciscana pela Redação UFN tiveram que escrever um texto a partir da reflexão sobre a crise humanitária, os conflitos e outros problemas que provocam a fuga de pessoas de seus países de origem, os refugiados.

Para auxiliá-los na produção da redação, a IES disponibilizou 4 fragmentos de textos da Folha de São Paulo, da ACNUR e de uma música dos Tribalistas, ambos referente ao tema proposto.

Já os candidatos que optaram por um dos seis cursos mais concorridos da instituição, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Direito, Arquitetura e Psicologia, tiveram que escrever um texto dissertativo argumentativo defendendo a ideia do que é de fato fundamental para humanidade, indicando prioridades como o combate à miséria, desigualdade social e injustiças que ocorrem no cotidiano. Como auxílio, o estudante teve três textos de apoio que indicavam grandes descobertas do homem em níveis tecnológicos, os quais contrastam com problemas sociais coletivos ainda sem solução.

Em entrevista coletiva, a Reitora da UFN, Irmã Iraní Rupolo, destacou que neste ano, o ingresso é feito por três modalidades. Desta forma, serão dois temas de redação: um para quem concorre via Redação UFN e outro para quem disputa via Vestibular.

O tema da redação do Processo Seletivo completo será divulgado a partir das 16h, no Hall do Prédio 15, no Conjunto III da UFN e, posteriormente no site da IES.

“Devido à concorrência, decidimos por reorganizar a correção das provas, para que a divulgação dos aprovados ocorra nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, e não mais no dia 7 de dezembro, como estava programado. Assim, os candidatos não ficam tão apreensivos se obtiveram ou não a aprovação na UFN”, explicou a Reitora.

Além disso, ela destacou como positivo a modalidade de ingresso via nota do Enem. Segundo Iraní, isso acaba por facilitar o ingresso de candidatos de outras regiões e que, por vezes, não podem neste momento comparecer a Instituição para realizar a prova.

“Outra mudança que podemos destacar é referente as reformar curriculares, onde todos os cursos de Graduação da UFN estarão, a partir de 2019, modificados a fim de que o trabalho e ensinamentos educacionais estejam mais integrados com os cursos afins”, destacou.

Também já foi divulgado o índice de abstenção do Processo Seletivo de Verão 2019. No Conjunto I, onde está sendo realizada a prova da Redação UFN, 13,54% dos candidatos inscritos não compareceram para realizar a prova.

Já no Conjunto III, onde é realizada a prova do Vestibular, 8,7% não realizou a prova. Ao total, o índice de abstenção no Processo Seletivo de Verão 2019 foi de 9,3%.

Divulgação do Gabarito: 26/11/2018, às 18h30, no site da UFN

Divulgação do Ponto de Corte: 28/11/2018, às 18h, no site da UFN

Listão dos Aprovados: 30/11/2018, às 17h no Hall do Prédio 15, Conjunto III ou, às 18h no site da UFN.