Caminhada contra o abuso infantil Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/06/2018

Acadêmicos e professores dos Cursos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Medicina da Universidade Franciscana participam de caminhada contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A marcha ocorreu dia 6 de junho no Bairro Juscelino Kubitschek, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, datado em 18 de maio.

De acordo com as docentes Camila Lehnhart Vargas, da Nutrição, e Morgana Christmann, da Fisioterapia, essa data foi firmada como marco, pois, em 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Os agressores nunca foram punidos.

As professoras afirmaram que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, sociedade em geral e do poder público assegurar a efetivação dos direitos referentes à vida, saúde, educação, dignidade, respeito e liberdade aos jovens.

“Para que esses direitos sejam garantidos, as estratégias de combate ao abuso e exploração sexual devem ser conjuntas, entre os diferentes setores sociais que interagem com a família e na comunidade”, ressaltaram.

Além dos cursos da área da saúde da UFN, a caminhada contou com a participação dos alunos e professores das Escolas Autino Teixeira, Irmão Quintino e Martinho Lutero, junto da equipe da Estratégia de Saúde da Família Roberto Binato.

Quando houver caso de violência infantil deve-se procurar o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícia militar, federal ou rodoviária. O número para denúncias é 100.

Fotografias: Morgana Christmann / Fisiterapia