Calouros de Medicina realizam ação na Casa de Saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/08/2018

Cada início de semestre, o Curso de Medicina da Universidade Franciscana promove uma ação solidária com novos estudantes.

Desta forma, os calouros do 2º semestre de 2018 foram convidados a participar do chamado trote solidário, realizado no Hospital Casa de Saúde no início do semestre letivo.

Os estudantes se despiram de pré-conceitos e colocaram a mão nas vassouras e matérias de limpeza, literalmente. Isso por que, a ideia foi realizar um mutirão de limpeza, especialmente na Unidade de Saúde Mental Madre Madalena do Hospital.

Segundo a coordenadora do Curso de Medicina da UFN, Léris Bonfanti Haeffner, a iniciativa partiu dos alunos, em querer organizar uma recepção aos novos estudantes.

Optou-se por fazer esse mutirão na Casa de Saúde, justamente por boa parte das práticas dos alunos serem realizadas no Hospital.

“Foi uma ação pontual, mas muito impactante tanto para os pacientes do hospital quanto para os funcionários que realizam os serviços de higienização, pois tiveram seu trabalho reconhecido por estudantes que, quando formados em Medicina, não terão essa função dentro de um hospital”, afirmou a Coordenadora dos Estágios de Saúde da UFN professora Liliane Pereira.

Além da limpeza, o grupo arrecadou matérias de higiene pessoal e de limpeza, que foram doados à instituição hospitalar.

O calouro Pedro Strahl, do 1º semestre da Medicina,relembrou a emoção e alegria dele e dos colegas em poder ajudar pessoas, antes mesmo que ter o diploma em mãos.

“Por mais que tenhamos trabalhado duro e pegado no pesado o dia todo, todos gostaram da atividade e se empenharam para possibilitar melhores condições para os internos e para os funcionários da limpeza pois, sem o trabalho deles, o local para trabalhar a medicina ficaria mais restrito”, finalizou.