Café com Engenharias aborda tecnologias assistivas e inclusão Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/10/2018

Professores dos cursos de Engenharia da Universidade Franciscana realizaram mais uma edição do Café com Engenharia. O tema desta edição foi a ‘Tecnologia para Auxiliar na Travessia de rua e jogos para pessoas com deficiência visual’, e foi desenvolvido a partir de um projeto da disciplina de Engenharia de Reabilitação, que prevê a criação de uma pulseira que possa orientar deficientes visuais ao atravessar a rua.

O objetivo do encontro é apresentar o projeto à comunidade acadêmica e discutir, onde os alunos de Engenharia, Jogos Digitais e Ciências da Computação, mais docentes dos respectivos cursos, trazem suas ideias para fomentar o aprimoramento do projeto, destacando pontos positivos e negativos.

Participaram desta edição, os acadêmicos do curso de Jogos Digitais, Mateus Nedel dos Reis, Toni Pereira Dorneles, Guilherme Abreu e Renato Giuliani Denardin, com a proposta de um jogo utilizando tecnologias assistivas, visando a inclusão.

Dentre as especificidades do projeto deles, estão adaptações para deficiências, como a baixa visão, onde os personagens e os objetos teriam tamanhos aumentados. Já para os daltônicos, seria utilizada uma palheta de cores personalizadas, que os permitisse identificar os inimigos do jogo, assim como símbolos indicando a mistura das cores.

Outras adaptações mencionadas foram a utilização de um sistema de som surround 7.1., e a utilização de diferentes sons para cada ação, como por exemplo, quando o personagem se aproxima de um abismo.

Eles se inspiraram em jogos como Street Fighter e Injustice, jogos de luta que já aplicam algumas melhorias na interatividade, como a justaposição do personagem, que sempre está frente-a-frente com o seu oponente, e também a interação com o cenário.

Participaram do encontro os docentes Maria Isabel Veras Orselli, que corroborou com o projeto dos alunos lhes apresentando aos 7 princípios do desenho universal, técnica utilizada pela arquitetura.

O professor Luiz Fernando Rodrigues Junior, do Curso de Engenharia Biomédica, trouxe para os alunos, a perspectiva de trabalhar também o chão, para que assim, o deficiente visual possa se localizar.

Ricardo Frohlich da Silva, docente de Jogos Digitais, lembrou que da pesquisa de público realizada pelos alunos, foi destacado que 86% dos entrevistados demonstravam interesse em jogos mais inclusivos, e deles, 50% possuíam deficiência visual.

O Café com Engenharias é um evento mensal que visa incentivar a troca de ideias e de experiências de professores, alunos e a comunidade acadêmica.

Texto: Fernando Cezar e Thayane Rodrigues / Estagiários Jornalismo