Caça as bruxas da Idade Média ao mundo moderno é tema de blog em Estágio Curricular Supervisionado Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/07/2020

O desenvolvimento de projetos que possam servir de apoio pedagógico virtual para os alunos de rede básica de ensino, foi a proposta da professora Roselâine Casanova Corrêa para a turma de Estágio Curricular Supervisionado I, do Curso de História da Universidade Franciscana.

Diante disso, um grupo formado por três acadêmicas foi responsável pela criação de um blog que abordava o tema da condição das mulheres na Idade Média e Moderna. Para isso, as alunas do 5º semestre, Camila Devitte Fontes, Luana Franco Aurelio e Thamyres Guimarães Olympio, utilizaram um material criado na disciplina de História Europeia I, na qual foi confeccionado um grimório físico sobre a caça sistemática às bruxas, no período que compreende o final da Idade Média até o Período Moderno. Desse modo, dando vida ao blog “As Bruxas”.

Segundo as acadêmicas, a criação se deu após alguns debates, pensando na melhor maneira do blog ser direcionado e utilizado como material didático pela rede de ensino público estadual e municipal em Santa Maria.

No blog, os visitantes têm acesso de forma resumida sobre a forma em que ocorreu e quais foram os motivos da caça sistemática às bruxas na época. As alunas usaram uma narrativa em primeira pessoa, se passando por uma mulher da Idade Moderna, tratando dos principais acontecimentos e elementos no processo de perseguição às mulheres na Idade Média.

O blog contém informações básicas como “Quem somos”, “Quem nos persegue”, “Nosso julgamento”, “Nossas práticas”, utilizando uma linguagem de fácil compreensão e várias fontes bibliográficas, que comprovam as informações contidas no site.

De acordo com a Profa. Roselâine Casanova Corrêa, o curso de História tem contribuído na produção de conteúdos voltados à rede básica de ensino durante as disciplinas de Estágios. Esses conteúdos, nos formatos de vídeo, site, áudio, slides e entre outros, são todos disponibilizados de forma online, com o intuito de serem disponibilizados às escolas, as quais também estão mantendo suas aulas de maneira remota em função da pandemia do Novo Coronavírus.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagem: divulgação / História UFN