Busca pela felicidade é tema de aula inaugural Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/08/2018

Você já parou para pensar no que te deixa feliz? É nessa perspectiva que os Cursos de Publicidade e Propaganda e Psicologia da Universidade Franciscana, organizaram uma aula inaugural conjunta com a temática ‘O que faz as pessoas felizes’, na manhã desta sexta-feira, 10.

A atividade foi ministrada pela Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Clarissa Tochetto de Oliveira. Ela trouxe uma reflexão com base em dados específicos sobre o que é a verdadeira felicidade e o que é importante para se alcançar de maneira imediata, ou a longo prazo, este sentimento.

Segundo apalestrante, a maneira imediata é quando envolve a busca pelo trabalho dos sonhos, o dinheiro e a aquisição de produtos para satisfação pessoal. Este tipo de felicidade é insuficiente e momentânea pois tem pouca duração. Desta forma, surge a publicidade que influencia no poder de compra e na satisfação pessoal, além de induzir as pessoas ao consumo.

Já a maneira a longo prazo envolve um esforço muito grande. Neste momento entra a psicologia que induz as pessoas a realizarem um esforço diário para alcançar a felicidade a longo prazo, a partir de práticas de diversos formatos.

Segundo a psicóloga, o objetivo foi de introduzir o tema para os alunos por se tratar de um público que lida diretamente com a questão nas duas vertentes: a psicológica e a publicitária.

“Cada vez mais existe o indício de problemas relacionados à felicidade, seja na graduação ou mesmo fora dela. Esta palestra funciona como uma forma de aproximar e debater o tema de maneira mais esclarecedora sobre o que é a felicidade”, ressaltou Clarissa Tochetto de Oliveira.

A coordenadora do curso de Publicidade Sibila Rocha, destaca que este é um conteúdo recorrente e debatido em diversos lugares do país, inclusive virou disciplinas em outras instituições. 

“Uma atividade como esta é importante pois a mídia constrói a felicidade, mas as pessoas não entendem o que é a felicidade de verdade, então a palestra veio como propósito de desconstruir o mito por trás desse sentimento”, explica. 

De acordo com a acadêmica do 10º semestre de Psicologia, Ana Nathália Farias, 21 anos, a palestra a fez refletir e motivou para o início de seu último semestre no curso.

“Ela serviu como forma de pensar sobre a lógica de consumo e também para ressignificar, com base na psicologia, a visão pela busca da felicidade, assim estimulando o início e a caminhada até o êxito no fim do semestre”, relata.

A palestra foi realizada no Salão de Atos do Prédio 13 e o intuito é que a partir dela, se possa introduzir uma disciplina de férias no fim do ano com temática de Estética e Felicidade, aberta para alunos dos dois cursos envolvidos.


Texto e Fotografia: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação