Aulão preparatório para ENEM e Vestibular é realizado pela UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/11/2021

A Universidade Franciscana (UFN) preparou um dia todo voltado para a revisão de conteúdos e interação com estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Santa Maria e região durante o Aulão do ENEM e Vestibular. Realizado no último sábado (30 de outubro), de maneira presencial e on-line, a atividade que teve o apoio dos professores do Doctor Pré-Vestibular, contou com cerca de 500 inscritos.

“Eu acho o Aulão importante para revermos os pontos principais em cada conteúdo, assim como também as questões que tem maior probabilidade de cair na prova. É uma chance de revisarmos temas bastante abordados, ainda mais ao levar em conta estarmos podendo assistir essa aula de maneira presencial, o que facilita imensamente”, conta Melissa Botega, 19 anos e aluna do Colégio Militar de Santa Maria.

Quem pode comparecer presencialmente no Conjunto I da UFN, conseguiu se preparar ainda mais com as aulas que se dividiram entre os períodos da manhã e da tarde de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia; e Matemática e suas tecnologias. Os vestibulandos também tiveram a oportunidade de participar de quizzes sobre conhecimento dos cursos da Universidade e profissões, além de interagirem com dinâmicas e receberem brindes de parceiros da UFN como a UP Fitnnes e o Centro de Formação de Condutores Viacentro.

A respeito deste retorno gradativo à presencialidade, o professor Clândio Timm Marques, coordenador do curso de Matemática da UFN e docente do Doctor Pré-Vestibular, comenta: “Hoje observamos nos dois turnos, uma fila  de pessoas querendo conhecimento. Estamos saindo um pouco daquela situação do aprendizado em casa, que é o que essas pessoas precisavam. Esse momento presencial era imprescindível. Nós víamos no olhar o professores e alunos esta expectativa. Esse retorno com a gurizada, foi bem emocionante. Para nós professores é o ápice vê-los prestando atenção e redigindo tudo. Eles vão ver que todo conteúdo estará presente no ENEM e na prova da UFN”.

Após o Aulão, os futuros vestibulandos puderam conhecer os espaços, cursos e laboratórios das Graduações oferecidas pela UFN. Um tour guiado por professores e acadêmicos apresentou a Instituição e trouxe um pouco de elucidações sobre o Ensino Superior. “Eu achei um dia bem produtivo, tanto com a aula, como no laboratório. Essa visitação é importante para podermos ter uma ideia de como começar a graduação com noções do curso. Achei bem legal a conversa com os alunos, bem-dispostos a nos mostrar e explicar tudo. Só penso que poderíamos ter visitado mais o laboratório, mas o que vimos ali foi legal. Aumentou meu interesse na UFN, principalmente frente à estrutura”, comenta a estudante Isabela Pohlmann, de 18 anos, que frequenta o Cursinho Doctor.

O momento também foi de solidariedade já que, todos os estudantes que participaram de forma presencial no turno da manhã e no turno da tarde do Aulão, foram incentivados a contribuir com a doação de 1kg de alimento não perecível que será doada pela UFN ao Banco de Alimentos de Santa Maria.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN
Fotos: Lucas Acosta e Gianmarco de Vargas/Estagiários de Jornalismo