Atividade na Biblioteca promoveu debate sobre a Residência Pedagógica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/06/2023

Ocorreu na tarde desta terça-feira (20), a IV Atividade Científica na Biblioteca, que discutiu as temáticas abordadas no livro ‘A residência pedagógica na formação inicial de professores na Universidade Franciscana’. O evento é pensado em proporcionar um melhor uso do espaço da Biblioteca Irmã Consuelo Silveira Netto, da Universidade Franciscana (UFN), e incentivar a produção científica e filosófica de docentes e estudantes. O encontro contou com a apresentação da obra produzida pela professora Karla Jaqueline Souza Tatsch, que atua no curso de Matemática da UFN, e pela professora Liane Batistela Kist, que já atuou no curso de Letras - Português e Inglês.

Durante a atividade que reuniu docentes e acadêmicos da Instituição, o professor do curso de Filosofia e coordenador do Programa de Residência Pedagógica da Universidade, Márcio Cenci, relatou que já está sendo realizada a 3ª edição do Programa: “O livro é resultado da segunda edição, que foi onde conseguimos alinhar os nossos processos. A obra é a concretização de parte do trabalho que foi realizado. Pois, a Residência é um projeto que se ramifica de uma maneira bem interessante, porque cria a possibilidade de longa permanência do estudante em uma escola”.

A professora Liane Kist explica que esta produção traz textos de várias pessoas, principalmente dos estudantes dos cursos de Licenciatura: “É importante para a formação de professores e para dar vasão a tudo que se produz em um programa como este de Residência Pedagógica”. A obra trata de temáticas diretamente relacionadas às políticas de formação de professores atualmente vigentes em nosso país, em especial, ao Programa Residência Pedagógica.

Nesta coletânea de textos e experiências é discutida a importância e a repercussão de políticas dessa natureza no desenvolvimento da educação brasileira. Além de compartilhar vivências docentes experienciadas pelos residentes e preceptores, que participaram da segunda edição do programa na área das licenciaturas da UFN, por meio do Edital N°1/2020.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Biblioteca Irmã Consuelo Silveira Netto