Atenção ao parto é tema de Seminário da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/11/2021

Será realizado nos dias 01 e 02 de dezembro, o IV Seminário de Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento. O evento tem organização do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Franciscana (UFN), em conjunto com o Hospital Casa de Saúde (HCS), e objetiva fortalecer a assistência obstétrica baseada em evidências e também gerar a promoção de um espaço de integração e aprendizagem entre estudantes e profissionais da área.

A agenda atividades do dia 1º (quarta-feira), inicia às 18 horas com a discussão sobre ‘Boas práticas no nascimento em sala de parto e cesárea: como fazer?’, com a Médica Luísa Pinheiro, plantonista do HCS e especializada em Pediatria pelo Hospital Universitário de Santa Maria. Ainda no mesmo dia serão tratados os temas: ‘Icterícia neonatal: quando se preocupar?’, com a professora e Enfermeira Regina Costenaro, da UFN e os ‘Cuidados em casa com o recém-nascido e amamentação’, com a Enfermeira Bruna Braga.

Já no dia 02 (quinta-feira), também a partir das 18 horas, a Médica Ginecologista e Obstetra Camila Leal, tratará abordará o tema ‘Parto normal e cesárea: uma escolha orientada’, seguindo com a palestra ‘Fisioterapia pélvica no ciclo gravídico-puerperal’, apresentada pela professora e Fisioterapeuta Letícia Frigo, da UFN. Encerrando a programação, ‘Empoderamento da mulher: onde buscar informações sérias’, com a Enfermeira Bruna Dedavid da Rocha, coordenadora da Política de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Santa Maria e egressa do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN.

À frente da organização do Seminário estão as residentes em Enfermagem Obstétrica, do 1º e 2º ano do programa: a professora e Enfermeira Rosiane Filipin Rangel, coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica da UFN; Angela Naidon, Enfermeira Obstetra e coordenadora da Maternidade do Hospital Casa de Saúde; e Leandro Silva de Medeiros, aluno do curso de Enfermagem e Bolsista de Iniciação Científica do PPSUS.

Voltado aos residentes, acadêmicos da graduação, estudantes pós-graduação e profissionais da saúde, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui até o dia 30 de novembro (terça-feira). Ao final do evento será disponibilizado um certificado de participação aos presentes.

INSCREVA-SE AQUI!

Texto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN