Assessoria de Relações Acadêmicas Interinstitucionais da Unifra completa uma década de trabalho em prol da internacionalização do ensino Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/08/2016
Por consequência de um fenômeno conhecido como globalização, foi criada a AAII (Assessoria de Assuntos Institucionais e Internacionais) em agosto de 2006. Após, o setor passou a ser chamado ARAI (Assessoria de Relações Acadêmicas Interinstitucionais), sendo vinculado à Reitoria do Centro Universitário Franciscano.

Na época, já era sabida a importância de se estreitar relações com universidades nacionais e, principalmente, internacionais. O objetivo era que a comunidade acadêmica do Centro Universitário Franciscano – alunos, professores e funcionários técnico-administrativos – pudesse ter acesso a experiências diferenciadas que contribuiriam para a formação acadêmica, linguística e cultural.

No início, a ARAI ocupava um pequeno espaço no oitavo andar do Prédio da Administração Central. Atualmente, o setor funciona na sala 701 do prédio 7, no Conjunto I (leia mais abaixo). Embora seja um setor importante para o processo de internacionalização do ensino e da pesquisa, por meio da inserção do Centro Universitário Franciscano entre universidades voltadas à troca de experiências, ainda era pouco conhecida – e frequentemente concebida como uma agência de viagens.

Diante do desafio de se inserir em um cenário cada vez mais amplo, com vistas à permuta do conhecimento, o Centro Universitário Franciscano se tornou uma instituição associada à FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional) no ano de 2006. Como consequência, a ARAI passou a representar formalmente o Centro Universitário Franciscano em eventos que propunham ampliar as redes de cooperação acadêmica entre universidades nacionais e internacionais, a fim de promover e consolidar o processo de internacionalização do ensino.

Por meio dos diálogos e trocas viabilizados pela FAUBAI e, posteriormente, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, a ARAI avançou com o objetivo inicial, que era inserir o Centro Universitário Franciscano no processo de internacionalização e ampliar a rede de universidades parceiras. A intenção era que a comunidade acadêmica tivesse acesso a formas de ensinar e aprender diferenciadas, contribuindo para a formação acadêmica, linguística e cultural.

Atualmente, o Centro Universitário Franciscano integra uma rede de internacionalização bastante ampla, que contempla instituições de vários países, com diferentes propósitos e interesses. Por meio de convênios, a comunidade acadêmica tem acesso a culturas diferenciadas, permitindo-lhes aprender o “novo” e ressignificar o supostamente conhecido.

Neste sentido, a ARAI tem contribuído significativamente para a formação de profissionais cada vez mais preparados para atender a demandas locais, nacionais e, inclusive, internacionais, não apenas no que se refere ao conhecimento acadêmico, mas também ao conhecimento linguístico-cultural. Esta é a função da ARAI: contribuir para a formação plena do sujeito do século XXI, ou seja, cada vez mais inserido no processo de construção do conhecimento de forma coletiva e dinâmica, sem barreiras geográficas, linguísticas ou culturais, impulsionado pela internacionalização.

A ARAI
O que faz?
- Coordena o programa Ciências Sem Fronteiras - CAPES/CNPq – na Unifra
- Formaliza e consolida cerca de 30 convênios internacionais de cooperação acadêmica para alunos de graduação, pós-graduação e comunidade acadêmica