‘As mil e uma noites’ na Universidade Franciscana Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/11/2018

O Curso de História da Universidade Franciscana realiza atividade aberta sobre os contos da obra ‘As mil e uma Noites’. O evento ocorre nesta quinta-feira, 08, a partir das 20h30, na Sala de Vidro do Conjunto I da UFN.

Organizada pelos estudantes da disciplina de História Ibérica, a atividade irá apresentar e discutir os contos da obra ‘As mil e uma noites’, que reúne uma coleção de contos árabes escritos entre os séculos XIII e XVI. Os alunos também apresentarão o contexto histórico em que foram escritos os contos e lerão alguns deles.

O intuito do evento é ambientar os acadêmicos ao contexto da Idade Média, na região que corresponde ao Egito e a Pérsia (Mesopotâmia), por este motivo, a atividade contará com uma decoração que se aproxima ao máximo da época retratada nos contos, utilizando-se de tapetes e outros objetos.

Segundo a coordenadora do curso, Roselaine Casanova Correa, a importância da atividade baseia-se na divulgação e compreensão de uma das obras da literatura universal, preservada na tradição oral, revelando a cultura árabe existente na época.

“Em um contexto eurocentrista de entendimento do mundo, torna-se pertinente a reflexão acerca do contexto em que os contos foram escritos, bem como a cultura da época nos séculos XIII e XVI”, destaca.

A obra ‘As Mil e uma Noites’ é uma coleção de histórias e contos populares originárias do Médio Oriente e do sul da Ásia e se tornou conhecida no ocidente a partir de 1704, graças ao co-orientalista francês Antoine Galland.

Texto: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo