Arquitetura e Urbanismo realiza encontro virtual com professor de Universidade da Colômbia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/05/2023

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN) promoveu na última sexta-feira (19), um encontro virtual com o arquiteto e professor Erik Vergel-Tovar da Universidad de los Andes (UNIANDES), de Bogotá, na Colômbia. A atividade serviu para dar continuidade as comemorações dos 20 anos do curso e estreitar lações para futuras parcerias entre a UFN e a universidade colombiana.

Erik Vergel-Tovar é Doutor em Planificación Urbana y Regional com formação complementar em estudos na Holanda e no Japão. Ainda faz parte de uma rede de investigadores asiáticos, europeus e americanos para o desenvolvimento urbano, realizando consultorias focadas em compreender a relação entre gestão do transporte, mobilidade, políticas de solo e habitação como forma de promoção de equidade e justiça social. O professor comentou sobre sua experiência de trabalho em pesquisa e apresentou a palestra sobre ‘Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT)’.

O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Adriano Falcão, explica que os primeiros contatos com a Universidade colombiana ocorreram em seu Estágio Sanduíche, durante o Doutorado, no período de 6 meses, entre 2022 e 2023, realizado na UNIANDES. “Deste contato, alunos e professores esperam realizar algumas parcerias que sirvam para aprofundar os conhecimentos nessa temática tão cara para o desenvolvimento de cidades nos contextos do sul global”, destaca. Durante o encontro, estiveram presentes acadêmicos de diferentes semestres os professores do curso. “Fica a expectativa para que surjam novas oportunidades de encontro e troca de conhecimentos, almejando um relacionamento mais próximo, e talvez, de forma presencial”, complementa o professor.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Foto: Divulgação/Curso de Arquitetura e Urbanismo