Apresentador do SBT RS palestra no Fórum Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/08/2018

O 14º Fórum de Comunicação da Universidade Franciscana (UFN) terminou na noite desta quinta-feira (16). Foram três dias de muito aprendizado no Conjunto III da instituição. Os participantes tiveram a oportunidade de debater e projetar as modernidades de um mundo conectado.

Para fechar o ciclo de conversas, o último convidado do Fórum foi o apresentador do programa SBT RS, Marcelo Coelho. O jornalista falou sobre o olhar diferenciado no telejornalismo. O profissional nascido em Santa Maria iniciou na televisão em 1990.

Para Coelho, naquela década, fazer jornalismo era mais trabalhoso, pois não se tinha o mundo interligado através das redes, na qual a informação transita em qualquer direção e não apenas nos meios tradicionais.

“Hoje temos todos os elementos da comunicação na palma da mão e com as tecnologias é mais fácil fazer jornalismo. Na época que comecei não tinha Google, nós pesquisávamos em livros, nos almanaques”, destaca o apresentador.

Aos acadêmicos de jornalismo presentes na palestra, o também radialista deu uma dica: “se vocês, futuros jornalistas, puderem começar na reportagem façam isso. É um aprendizado muito grande”, sugere Coelho.

Na sua exposição, Marcelo apresentou diversas matérias que realizou ao longo da sua carreira. Segundo ele, fazer uma reportagem não é fácil. Para o telespectador receber o conteúdo em casa, o processo é longo. Para um programa especial de 40 minutos, a gravação de conteúdo pode chegar a 50 horas.

O acadêmico de jornalismo da UFN, Eduardo Schneider, de 28 anos, está passando por essa experiência nas disciplinas da faculdade e afirma que fazer reportagens é um desafio.

“A gente lida com inúmeros assuntos e tem que estar preparado e ter disposição. Claro que dá trabalho, pois fazemos a apuração, as entrevistas, pensamos no texto, na imagem, na seleção e depois temos que conciliar tudo isso para que a pessoa entenda de forma objetiva. É um trabalho prazeroso”, conta Schneider.

O 14º Fórum de Comunicação foi organizado pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFN. O encontro ocorre a cada dois anos na instituição.

Texto: Tiago Nunes / Acadêmico Jornalismo
Fotografia: Thayane Rodrigues / Acadêmica Jornalismo