Aprenda como organizar a rotina de estudos e planejar as metas para o ano Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/03/2019

O Curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana preparou uma aula inaugural para acolher os calouros e veteranos com o tema ‘Upgrade nos estudos’. O encontro, que ocorreu na manhã desta quinta, 14 de março, reuniu professores e alunos, e trouxe a educadora especial Andreia Inês Dillenburg para dar dicas sobre como se preparar para o ano acadêmico.

Os docentes aproveitaram o momento para conhecer os calouros e também rever alunos que já passaram por suas disciplinas. Eles falaram um pouco sobre as aulas que ministram, e em clima receptivo, os alunos os recebiam com uma grande salva de palmas.

A professora e coordenadora do curso, Nadiesca Taisa Filippin, agradeceu à presença dos acadêmicos e falou sobre os obstáculos e desafios da profissão, que muitas vezes pode ser desgastante, mas, também, os incentivou que os acadêmicos sigam aprendendo e se reinventando.

“Ficamos muito contentes vendo um espaço lotado de alunos, assim, com essa presença e energia, porque ela nos incentiva a seguir melhorando sempre, ensinando a amar a profissão e respeitar a escolha de cada um”, observou a docente,

Para falar sobre como organizar uma rotina de estudos proveitosa, a educadora especial Andreia Inês Dillenburg apresentou algumas dicas práticas sobre como organizar suas prioridades, e assim, estabelecer metas e conseguir cumpri-las.

O conselho inicial da educadora foi: anotar tudo! Muitas vezes, em sala de aula, acabam ocorrendo trocas de experiências durante a explicação, que fazem com que o processo de entendimento sobre aquele assunto seja facilitado, através de exemplos práticos.

Outra dica da especialista foi: sair do modo automático, e estimular o cérebro! Em uma rotina de estudos, é comum que o acadêmico acabe estabelecendo uma rotina, mas essa não é uma atitude indicada por Andreia, que incentiva que os alunos busquem sempre novas formas de obter conhecimento, e de mantê-los.

Para finalizar, Andreia também falou sobre metas e sonhos. Para ela, sonho é aquilo que se quer ter, e metas são os prazos a serem estabelecidos para atingir esse objetivo.

“Eu tenho essa teoria da virada do ano, quando estabelecemos um monte de coisas para fazer no ano seguinte. Mas aí ele começa, e num piscar de olhos já foi o carnaval e já voltaram às aulas, e quando vai lembrar das metas, já está próximo do fim do ano novamente. Então, porque não gastar a nossa energia com as coisas que a gente realmente quer? Basta dividir os grandes sonhos, aqueles que levarão um tempo para acontecer, para poder apreciar cada pequena conquista, até chegar lá”, explica.

Andreia também ressaltou a importância de aproveitar bem o tempo, sem permitir que a rotina de estudos sobrecarregue o dia-a-dia. Para isso, deve-se colocar tudo no papel, pois essa ação ajuda a visualizar tudo que precisa ser feito. Ela destaca também que nesse cronograma devem constar também as pausas para descanso e lazer.


Dando continuidade à programação de boas-vindas aos calouros, na tarde de sexta-feira, 15, aconteceu o trote solidário do curso de Fisioterapia. Professores e acadêmicos se reuniram no coreto da Praça Saldanha Marinho, para a distribuição de mudas de flores. A ação tem como objetivo a promoção do cuidado, bem como a proliferação de atitudes que tragam e espalhem o amor.

A proposta da ação é que as pessoas que recebam a muda, compartilhem o seu desenvolvimento através de fotografias. O acompanhamento poderá ser feito através das hashtags: #FISIOESPALHANDOAMOR e #CULTIVANDOAMOR, tanto no Instagram, quanto no Facebook. Estas serão repostadas pelas páginas do curso da UFN.

Veja algumas fotos da ação:


Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagens: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo e Mark Braunstein / Fotógrafo


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação