Amica realiza capacitação para cuidadores de Alzheimer Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/11/2018

O Grupo de Assistência Multidisciplinar Integrada Aos Cuidadores e Portadores de Alzheimer - Amica da Universidade Franciscana promoveu a VI Capacitação para Cuidadores de Pessoas Idosas com a doença de Alzheimer. Ela ocorreu nesta quinta-feira, 29 de novembro, na Sala de Conferências do 10º andar no Prédio 17 da UFN.

O objetivo da capacitação foi promover orientações para a manutenção da saúde de pessoas com doença de Alzheimer, considerando as diferentes fases da doença, e facilitar o cotidiano dos cuidadores dessas pessoas.

O evento contou com uma celebração de acolhimento realizada pela Pastoral Universitária, um painel sobre as ‘Estratégias para o manejo da pessoa com Doença de Alzheimer’ e uma oficina com acadêmicos dos cursos de Terapia Ocupacional e Enfermagem, onde foi realizada uma teorização sobre o processo de envelhecimento da pessoa com Alzheimer e apresentadas estratégias de cuidados para os responsáveis por isso.

Segundo um dos professores responsáveis pela atividade, Silomar Ilha, a capacitação é uma forma de proporcionar o bem-estar, não só da pessoa com a doença, mas sim de todo o contexto familiar.

“O Alzheimer é uma doença que vai evoluindo com o passar do tempo. Ela não tem cura e o tratamento é pouco resolutivo, por isso, precisamos capacitar os cuidadores, os profissionais e os alunos, para que os cuidados sejam eficientes e a doença não se torne um sofrimento para o portador, muito menos para a família, onde é o ambiente que mais se sente os efeitos da doença”, explica o docente.

A Doença de Alzheimer é uma doença que geralmente, ataca idosos de diversas idades e caracteriza-se por apresentar um progressivo e irreversível atraso em certas funções, como memória, orientação no tempo e no espaço, aprendizado, incapacidade de realizar cálculos simples, distúrbios da linguagem, da comunicação e da capacidade de realizar as tarefas cotidianas.

Segundo dados da Organização Mundial das Saúde – OMS, a doença atinge, atualmente cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil, a doença é diagnosticada em cerca de 55 mil pessoas todos os anos.

O Grupo Amica é um projeto de extensão criado há 13 anos na UFN. Ele realiza ações interdisciplinares ampliadas e integrais à pessoa idosa com a Doença de Alzheimer e seus cuidadores, auxiliando em práticas que fogem do domínio do cuidador, diante de aspectos médicos, nutricionais e odontológicos exercidos por sete cursos de graduação.

Texto: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo
Imagem: Mark Braunstein / Fotógrafo