Alunos que atuam nos hospitais recebem atenção especial Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/08/2019

Os cursos da saúde que realizam atividades práticas dentro do ambiente hospitalar participaram de um momento de acolhimento promovido pela Universidade Franciscana, e os coordenadores responsáveis pelos estágios nos Hospitais São Francisco de Assis e Casa de Saúde. A atividade ocorreu na manhã de terça-feira, 13 de agosto, e teve como objetivo acolher e motivar os acadêmicos que ingressam no ambiente de práticas.

De acordo com a professora Liliane Alves Pereira, que é coordenadora dos estágios práticos em saúde da UFN, o evento foi de participação facultativa e foi realizado com a intensão de incentivar os acadêmicos que realizam visitas técnicas, estágios e práticas no ambiente hospitalar, para o semestre que se inicia.

Em sua fala de boas-vindas, Liliane lembrou da origem da palavra “hospital”, proveniente do termo latim medieval “hospes”, que significa hospedeiro ou hóspede, e também como o local onde os hóspedes eram recebidos. Com o passar do tempo a palavra passou a ser utilizada para denominar o lugar que acolhe pessoas doentes.

“A origem do termo não deveria perder em nada sua finalidade, antes deveríamos agregar o conhecimento que possuímos com a capacidade de acolher, hospedar e zelar continuamente por aqueles que nos confiam seu bem mais precioso: a vida. E foi então que, pensando em lembrar desse preceito básico do cuidado, realizados esse momento para agregar, desenvolver e incentivar a vontade de ser o melhor de si em tudo o que fizer”, explica Liliane.

A atividade de acolhimento também teve por objetivo ressaltar aos acadêmicos a afirmação de que o ambiente hospitalar jamais poderá ser considerado como um lugar de passagem. Isso porque, segundo Liliane, a prática e a vivência no hospital permite ao acadêmico a oportunidade de presenciar a plenitude da vida, uma vez que é dever do profissional da saúde cuidar e assistir as pessoas desde o seu nascimento, até depois da morte.