Alunos de Especialização desenvolvem artefato cognitivo digital por meio de metodologias ativas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/06/2020

Os alunos do curso de Especialização em Neurociência do Desenvolvimento e da Cognição foram surpreendidos no final de semana dos dias 05 e 06 de junho, com a aula remota da disciplina de Neurociência da Inteligência, ministrada pela profa. Janaína Pereira Pretto Carlesso.

Os estudantes em questão foram desafiados a elaborar um artefato cognitivo digital que, segundo a docente, irá contribuir para o neurodesenvolvimento na primeira infância, estimulando as múltiplas inteligências e a importância do reconhecimento das emoções. “Eles tiveram de desenvolver o artefato cognitivo digital em 5 horas, durante o horário da aula, e posteriormente realizar a apresentação na sala de aula remota”, explicou Janaína.

A atividade foi proposta com a finalidade de aplicar de maneira prática o conhecimento teórico referente ao conteúdo “Inteligência: aspectos conceituais/ A teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner e suas relações com os sistemas neurais e a teoria da Inteligência emocional de Daniel Goleman”. Para isso, a professora utilizou metodologias ativas no contexto da sala de aula remota, aplicando as etapas da ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) em curto espaço de tempo. Isso por que, segundo ela, esse tipo de atividade estimula o aluno a resolver situações-problema e contribui de maneira relevante para o desenvolvimento do potencial intelectual dos educandos.

“A atividade no contexto da sala de aula remota possibilitou a vivência de uma nova experiência de aprendizado, foi um momento de troca de informações técnicas entre os profissionais e discussões referentes à aplicabilidade dos artefatos nos contextos de atuação profissional aos quais os alunos estão inseridos”, ressaltou Janaína Carlesso.

Os artefatos cognitivos digitais elaborados pelos pós-graduandos irão contribuir com as ações extensionistas previstas na disciplina de Processos Básicos, ministrada pela professora Janaína no 2º semestre do curso de Psicologia da UFN, e serão enviadas ao projeto PIM (Primeira Infância Melhor).

Imagens: divulgação