Alunos de Administração realizam capacitações em instituições de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/12/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagens: divulgação / Administração UFN

Os acadêmicos do curso de Administração da Universidade Franciscana, atendendo a proposta da curricularização da extensão - onde as disciplinas devem conter atividades que tenham relevância social - foram desafiados a realizar capacitações em duas instituições da cidade: a 3ª Divisão do Exército - 3ª DE e o Instituto das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã - IFRAPEC.

As capacitações procuraram atender às demandas específicas de cada uma das instituições. Na 3ª DE, a proposta foi desenvolvida em parceria com o curso de Engenharia Ambiental da UFN, abordando a temática da Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos.

O intuito foi a promoção de um momento de aprendizado e reflexão sobre a necessidade de uma mudança de postura em relação a forma como nos relacionamos com o meio ambiente, inserindo no dia a dia, por exemplo, o descarte de resíduos em locais próprios.

Já no IFRAPEC, as capacitações foram ministradas dentro da programação da Semana Interna da Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT, onde foram abordados temas relacionados a saúde do trabalhador, sobretudo, a saúde mental e bem-estar psicológico a partir de temáticas como: gestão de conflitos, autoestima no trabalho, qualidade de vida no trabalho – QVT, trabalho em equipe, entre outras.

Os estudantes que comandaram as atividades se prepararam durante as aulas de Prática Profissional I, contando com o auxílio do egresso Mauro Freitas.

A proposta, além de visar o aprimoramento da formação dos estudantes por meio de uma maior aproximação com a realidade da profissão e desenvolver habilidades como a dicção, oratória e a superação do “medo” de falar em público, também buscou auxiliar as organizações atendidas em demandas reais que impactam no dia a dia de trabalho.