Alunos da rede pública e particular aprendem sobre Robótica na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/05/2022

Iniciaram, neste mês, as aulas do curso de ‘Robótica Educacional’ promovidas pelos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Jogos Digitais da Universidade Franciscana (UFN). O curso é um projeto de extensão promovido pela Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Fazem parte desta primeira turma 18 alunos provenientes de escolas públicas e privadas da região Central. Os estudantes, que foram escolhidos por meio de um formulário de admissão, terão aulas presenciais de 3 horas semanais durante 4 semanas que têm como objetivo desenvolver a programação aliada com a montagem prática dos projetos. Durante as capacitações serão apresentados conceitos de eletrônica básica, automação e robótica.

Os participantes vão aprender sobre o acionamento de motores, sensores de distância, e para finalizar, irão montar de um robô que irá andar sozinho desviando dos obstáculos. “As aulas estão sendo bem legais, temos acadêmicos do curso de Ciência da Computação como monitores e assim alunos sentem-se mais à vontade nas para perguntar ou tirar dúvidas. Na primeira aula os eles se ambientaram com o assunto e começaram a fazer os primeiros projetos. Ao decorrer das próximas aulas irão evoluindo seus conhecimentos e no final serão capazes de montar um robô que irá se movimentar sozinho pelo ambiente desviando dos objetos”, acrescenta o professor Alessandro Mainardi.

Texto e Fotos: Gabriela Neto / Estagiária de Jornalismo