Alunos da Odontologia “depositam” futuro em cápsula do tempo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/08/2019

Texto: Thayane Rodrigues
Fotos: Curso de Odontologia UFN

Os professores do Curso de Odontologia da Universidade Franciscana convidaram os novos acadêmicos a escreverem sobre suas expectativas e anseios como alunos ingressantes do curso, depositando seus desejos para o futuro em uma cápsula do tempo, que será aberta somente no final da graduação. A ideia foi proposta pela reitora Iraní Rupolo, durante sua fala na missa de acolhimento aos recém-chegados.

Durante a primeira semana de aulas, os acadêmicos são incentivados
a compartilharem em um carta, seus sonhos, desejos e aprendizados que imaginam ter após os cinco anos de graduação. “Para incentivá-los a escrever, a gente pede que eles visualizem um caminho profissional do qual se orgulhem. É um momento de reflexão e avaliação, pois na primeira semana de aula o sentimento predominante é o da expectativa, e de euforia pelo o que está por vir na universidade”, explica. a coordenadora do curso, Patrícia Dotto.

Os textos produzidos durante a disciplina de Ações Interdisciplinares em Saúde foram colocados em envelopes nominados, sendo guardados em uma caixa que ficará armazenada na sala da coordenação do curso de Odontologia. Os envelopes serão abertos pelos próprios acadêmicos por volta do ano de 2023, época em que estarão em seu décimo e último semestre letivo.

“Os cinco anos de graduação proporcionam um longo processo de amadurecimento acadêmico e profissional, pois é uma fase repleta de momentos bons e ruins. Por isso eu sempre digo aos recém-chegados, que o mercado de trabalho começa desde no primeiro dia de aula e, portanto, a sua postura, e tudo o que fizerem enquanto acadêmicos, refletirá no dentista que irão se tornar”, destaca Patrícia.

A ideia da cápsula do tempo já foi aplicada em duas turmas do Curso de Odontologia da UFN, a 27ª e a 28ª, e a proposta é de que esses textos sejam reabertos durante uma atividade chamada de “aula da saudade”, que ocorre com os formandos, patronos e paraninfos da turma em seu último dia de aula.