Alunos da educação básica da região criam “trilhas virtuais” em parceria com os cursos de graduação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/11/2017

Compartilhar as experiências vivenciadas por professores e estudantes durante a criação de Trilhas Virtuais. Foi com esse intuito que alunos do ensino fundamental e médio de duas cidades da região participaram, na manhã desta terça-feira, 7 de novembro, de um encontro no Centro Universitário Franciscano. Professores e estudantes da Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes e do Colégio Coeducar, ambos de Caçapava do Sul, e da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, de Restinga Seca, integram o projeto de extensão ‘Trilhas Virtuais: recurso pedagógico interdisciplinar para estudo da paisagem local’.

Os cerca de 60 estudantes participantes da iniciativa criaram uma rota para ser desenvolvida uma trilha virtual. Tudo por meio de um aplicativo chamado Wikiloc. De acordo com a professora de Língua Portuguesa da Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes e do Colégio Coeducar, Giane Goulart, os alunos percorreram os caminhos para ir de uma escola à outra e, em determinados pontos, fotografaram locais e adicionaram junto de um comentário, no aplicativo. “É uma nova forma de ensino que estamos, junto da Unifra, disponibilizando aos alunos. É, também, importante pois os alunos puderam conhecer as realidades de cada uma, já que a Rubens da Rosa Guedes é uma escola pública da zona rural e o Colégio Coeducar é particular e tem sede na zona urbana”, explica.

O projeto de extensão é interdisciplinar, tendo como coordenadores os professores Gislaine Mocelin Auzani, do curso de Geografia, com a participação dos docentes Ail Conceição Meireles Ortiz, da Geografia, Alessandro André Mainardi de Oliveira, da Ciência da Computação, André Luís Domingues, da Engenharia Ambiental e Sanitária, e Janaina Souza Teixeira, da História.O encontro ocorreu no Salão Acústico do Prédio 14, no Conjunto III e, de acordo com a coordenadora do Curso de Geografia da Unifra, Gislaine Mocelin, serviu para que todos pudessem compartilhar as experiências vivenciadas pelos professores e estudantes das escolas parceiras.

O professor de História da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, de Restinga Seca, Marcelo Peixoto Marques, destacou a importância de os alunos terem contato com o ensino superior por meio de projetos de extensão. Ex-aluno do curso de História da Unifra, Marcelo disse ter acompanhado o início dos projetos de extensão na instituição e, agora, se sente orgulhoso por estar participando do desenvolvimento dessas iniciativas. “É importante quando conseguimos, como professores, unir a internet, que é bastante utilizada pelos jovens hoje em dia, com a aprendizagem dos alunos. Eles estudam na teoria as trilhas e, depois, as percorrem na prática”, afirma.

Nesse momento de integração, os estudantes apresentaram aos professores da Unifra os caminhos percorridos por eles, explicando cada ponto fotografado. “Nós percorremos pontos turísticos da nossa cidade, como a Igreja, a Estação Férrea, entre outros. Com o projeto, podemos perceber que a internet não é só para redes sociais, mas para utilizarmos em favor de nossa aprendizagem”, destaca o aluno do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, de Restinga Seca, Bruno Pietro Torres.