Alunos da Arquitetura e Urbanismo visitam Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/05/2023

Na última terça-feira (9), acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN) visitaram as obras do Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas, que inaugura no 2º semestre de 2023. A iniciativa fez parte da disciplina de História do Patrimônio e Técnicas Retrospectivas, ministrada pela professora Anelis Rolão Flôres e teve o objetivo de aproximar a teoria estudada durantes as aulas com a prática profissional. Além disso, a atividade também fez parte das comemorações dos 20 anos do curso.

A visita foi liderada pelo egresso do curso, André Denardin, que enfatizou pontos específicos da construção. O museu ocupa antiga residência Carmem Bicca em estilo Art Déco e faz parte do conjunto da Avenida Rio Branco no Distrito Criativo Centro-Gare. Na atividade, os acadêmicos também conheceram outras obras de restauração e requalificação na área e ainda foram recebidos no escritório de André Denardin, localizado em das uma das casas tombadas, em nível estadual, da Vila Belga.

A professora Anelis Rolão Flôres destaca que aspectos estudados em aula, como reversibilidade, adequação das técnicas construtivas e manutenção pelo uso, foram observados nas obras demonstrando a aproximação com a prática contemporânea.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Curso de Arquitetura e Urbanismo