Alemães e brasileiros se encontram na UFN para discutir os Processos de Enfermagem Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/05/2019

A Universidade Franciscana promoveu ao longo desta terça-feira, dia 07 de maio, a 3ª edição do Simpósio de Enfermagem Brasil/Alemanha, que reúne estudantes, professores e profissionais da área da saúde, especialmente de enfermagem, de diversos lugares do mundo.

A abertura da atividade ocorreu nesta manhã, com a presença da Reitora da Universidade Franciscana, Profa. Iraní Rupolo, a Coordenadora do III Simpósio de Enfermagem Brasil/Alemanha, Profa. Dirce Stein Backes, o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Sr. Daniel Menezes de Souza, a representante do Conselho Federal de Enfermagem, Profa. Heloísa Helena Oliveira da Silva, o Coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação, Sr. Márcio Armin Weichert, e o Presidente das Universidades de Ciências Aplicadas da Alemanha, Sr. Claus Lange.

“O Simpósio tem sido propulsor de métodos e pesquisas de saúde e enfermagem, contribuindo para que profissionais da área compreendam a sistematização do processo de cuidado em saúde. Além disso, esse evento é um marco de cooperação dos dois países para resolver problemas de saúde não só da área da enfermagem e, também, na questão da busca por uma maior qualidade de vida e que melhores atendimentos possam ser dados aos atendidos por esses profissionais”, afirmou a reitora da UFN.

Pesquisadores e profissionais alemães e brasileiros se uniram para falar sobre as iniciativas e avanços do Processo de Cuidado em Enfermagem e Saúde; das concepções teórico-práticas da SAE, que é a Sistematização da Assistência de Enfermagem; além da Enfermagem sendo uma ferramenta contábil e, também, de algumas experiências práticas em relação à SAE.

A professora Dirce Stein Backes, coordenadora do Simpósio, destacou o orgulho que sente das parcerias firmadas, que provou que é possível conviver com outros profissionais, que atuam na mesma área, mas que tem língua, educação e culturas diferentes. Segundo ela, os cuidados que a enfermagem promove transcendem as línguas e origens, pois o enfermeiro é um profissional com visão ampliada e global.

“As lutas da enfermagem pela valorização do exercício profissional são grandes e constantes, e por isso apoiamos iniciativas como essa da UFN, que reúne profissionais de diferentes lugares, a fim do aperfeiçoamento do serviço de enfermagem”, continuou a representante do COFEN, Heloísa Helena Oliveira da Silva.

Para finalizar o intenso dia de reflexão e aprendizado, os presentes ainda ouviram relatos dos mestrandos em Saúde Materno Infantil da UFN Daniel Soares Tavares e Fabiele Maurer. Eles fizeram relatos de experiências práticas em relação ao processo de sistematização dos serviços de enfermagem realizados com pacientes de Unidades Básicas de Saúde de Santa Maria/RS.

De acordo com a Mda. Fabiele Maurer, os enfermeiros são responsáveis, além do cuidado e atendimento aos pacientes que procuram a UBS, pela gestão do serviço e setor em que atuam. Por isso, segundo ela, a sistematização dos serviços e o processo de enfermagem vem como um instrumento de organização para os profissionais que atuam no âmbito hospitalar.

Além do 3º Simpósio de Enfermagem Brasil/Alemanha, começou nesta terça-feira, 07, o 4º Seminário em Saúde Materno Infantil. A abertura da 6ª Jornada Internacional de Enfermagem, que também ocorre durante está semana, ocorre às 18h, no Salão de Atos do Conjunto I da UFN.

A programação completa dos três eventos você encontra clicando aqui.

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista Assecom
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom