Adolescência e Transtornos Alimentares Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/05/2018

A busca pelo corpo perfeito pode acarretar em problemas na saúde de adolescentes. Doenças como Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar podem se manifestar e trazer riscos à saúde do jovem, podendo levar até a morte.

O Curso de Psicologia da Universidade Franciscana, em especial a disciplina de Psicologia na Adolescência, está promovendo uma roda de conversa sobre a temática ‘Adolescência e transtornos alimentares’. A atividade será realizada nesta quarta-feira, 09 de maio, às 17h, na Sala de Convenções do prédio 13, no Conjunto III da UFN.

O tema será apresentado a partir da exibição de cenas do documentário ‘Embrace’, integrado com relatos evidenciados por meio do seriado ‘My Mad Fat Diary’, que serão utilizados como dispositivos para reflexão sobre a temática.

O documentário fala sobre a dificuldade e o encorajamento na aceitação do próprio corpo por mulheres. Já o seriado conta a história de uma adolescente de 16 anos na luta contra o preconceito e com seus distúrbios alimentares.

Fernando Cezar – Acadêmico de Jornalismo

A roda de conversa foi desenvolvida por alunos do 4º semestre de Psicologia, em que eles deveriam criar um projeto que pudesse auxiliar e construir uma atividade em prol da comunidade, utilizando da disciplina da Psicologia na Adolescência e de temáticas que fazem parte da mesma.

“É de grande importância para os alunos de Psicologia poder discutir com a sociedade a relevância dos transtornos alimentares, a construção e a influência que o tema tem na vida dos jovens e adolescentes. Eles proporcionam ao estudante aprender e vivenciar maneiras de agir quando encontrar casos em que o paciente está desenvolvendo transtornos como estes”, ressalta a professora do curso e coordenadora geral do evento, Fernanda Pires Jaeger.

O bate-papo será mediado pelos acadêmicos Gregory Chaves, João Martins, Pedro Bofill, Stéfany Binelo e Yanco Finoqueto e é voltada para estudantes de Psicologia e adolescentes da comunidade santa-mariense.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas clicando aqui.