Acadêmicos se preparam para Mobilidade Acadêmica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/07/2018

A Assessoria de Relações Acadêmicas Interinstitucionais da Universidade Franciscana (ARAI) realizou uma reunião preparatória para os acadêmicos s no processo de Mobilidade Acadêmica para o segundo semestre de 2018. Os estudantes embarcam no mês de setembro para a Europa e América do Sul.

Ao todo, são 12 estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Ciências da Computação, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Filosofia e História, da UFN. Onze deles irão para Portugal, para a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico do Porto, entre outras, e uma irá para o Chile, para a Universidad Católica del Maule.

Cada aluno irá ficar no mínimo um semestre na Instituição escolhida, com a oportunidade de estender a duração da mobilidade em no máximo mais um semestre.

A reunião teve como objetivo preparar os acadêmicos sobre aonde ir ao chegar no exterior,a quem recorrer em caso de problemas de saúde ou acidentes, esclarecer os trâmites para fazer a confirmação de chegada na Universidade, dicas para adquirir as passagens de voo, além de evidenciar o que os estudantes encontrarão em solo estrangeiro.

Um dos s para o intercâmbio, o acadêmico de História e também professor de Direito da UFN, Marcos Pascotto Palermo, irá realizar a mobilidade na Universidade de Lisboa.

“Tenho interesse em saber como são as Licenciaturas na União Europeia, assim como aprender novas formas de abordagem de conteúdos para executar em sala de aula, para assim incentivar mais colegas a fazer este tipo de mobilidade”, ressalta.

Outra estudante é Bianca Arns. A acadêmica de Arquitetura e Urbanismo irá para sua primeira viagem ao exterior e fará a mobilidade na Universidade da Beira Interior.

Texto e Fotografia: Fernando Cezar / Acadêmico Jornalismo

“Portugal é onde tudo começou na Arquitetura, espero conhecer e descobrir este histórico para trazer o conhecimento que vou adquirir lá para o Brasil” explica.

Ao todo, são sete países disponíveis para a realização da mobilidade: Alemanha, Canadá,Chile, Colômbia, França, Portugal e Espanha, e para participar os interessados devem estar cursando qualquer curso de graduação da UFN, ter cursado de 20% a 80% dos créditos totais do curso, apresentar média geral acadêmica igual ou superior a 7,0 no currículo e comprometer-se, no seu retorno, a compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas no exterior.

Mais informações sobre o processo de mobilidade acadêmica podem ser obtidas na Assessoria de Relações Acadêmicas Interinstitucionais da Universidade Franciscana, pelo telefone 3220-1298.