Acadêmicos desenvolvem equipamentos para pessoas com deficiências Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/11/2018

Acadêmicos do Curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana, em especial da disciplina de Amputados, Próteses e Órteses, elaboraram equipamentos com o uso de materiais de baixo custo para serem utilizados por pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

A ideia da tarefa surgiu pelo docente da disciplina, Jonas Skupien, que lançou o desafio para os alunos do 7º semestre do curso desenvolverem aparelhos utilizando materiais recicláveis ou de baixo curso, pensando em limitações que um paciente específico ou alguém que possui algum tipo de patologia.

Segundo o professor, foi necessário que os equipamentos fossem de possível multiplicação, e o objetivo da atividade foi propiciar aos alunos uma união entre a teoria e a prática.

“Os alunos usaram da sua bagagem de conhecimento teórico aprendido durante o decorrer do curso e o contato com pacientes nos laboratórios para criar os equipamentos, criando um elo entre o que é possível ser feito, na teoria e o que realmente foi feito na prática”, destaca.

Foram criados alguns dispositivos: uma caixa multifuncional, andador infantil e adulto, adaptador para digitação e alimentação, um quadro sensorial, jogo de memória tátil e uma pulseira assistiva.

O possível destino serão os Laboratórios de Ensino Prático do Curso.

Texto: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo
Imagens: Divulgação