Acadêmicos de Psicologia participam de oficina de Bonecas Abayomi Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/06/2019

Acadêmicos do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana desenvolveram uma oficina de bonecas Abayomi para os colegas da disciplina de Educação, Cultura e Sociedade. Os ministrantes foram os alunos Lucas Roberto, Jordana Busatto, Andressa Sott, Laura Vieira e Enzo Amaral, sob supervisão da Profa. Dra. Juciani Severo.

A disciplina de Educação, Cultura e Sociedade é oferecida logo no primeiro semestre do Curso de Psicologia e tem como objetivo analisar as diversidades socioculturais à luz dos direitos humanos, para resultar na formação de um sujeito apto a agir e interagir de acordo com os preceitos estabelecidos como aceitáveis dentro de um contexto social.

Além disso, a disciplina busca compreender a diversidade das raízes culturais que fazem parte de uma educação, cultura e sociedade. A partir desses objetivos estuda-se em sala de aula as tensões do cotidiano que envolvem gênero, raça, sexo e religião.

“Para estudarmos a questão das raças fizemos um recorte sobre os negros, pesquisamos de qual região da África eles vieram para o Brasil, bem como sua religião e cultura, e dentre elas estava o costume de confeccionar as Bonecas Abayomis, uma forma de “brincar” surgida nos navios negreiros. As mães faziam essas bonecas para que as crianças pudessem se distrair em uma viagem tão longa e repleta de sofrimento. Nós aprendemos sobre essa história e compartilhamos esses saberes de forma lúdica na disciplina”, explica a professora Juciani.

As Abayomi são bonecas de pano feitas sem costura ou cola, apenas com nós e amarrações. As bonecas foram criadas por mães africanas que arrancavam tecido de suas saias para dar forma ao brinquedo, criado com o objetivo de acalmar as crianças no navio negreiro.

Há ainda outra versão, na qual a boneca era dada para que a criança ainda sentisse o cheiro da mãe quando tirada de seu seio para que a mulher servisse de ama de leite.

A atividade foi desenvolvida no dia 29 de maio e contou com a participação dos alunos da disciplina de Educação, Cultura e Sociedade.