Acadêmicos de Jornalismo e Publicidade realizam cobertura de Festival de Vôlei Internacional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/06/2023

Os acadêmicos do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN) realizaram no último final de semana, a cobertura jornalística do 2º Festival Internacional LGBTQIA+ de Voleibol. O evento ocorreu no Centro Desportivo Municipal durante os dias 17 e 18, com a chancela da Federação Gaúcha de Voleibol e teve a organização Jean-Piérre Ávila, em parceria com a Prefeitura de Santa Maria. O campeonato contou com a participação de 11 equipes competidoras representando as cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Canoas, Júlio de Castilhos e Ijuí. O Festival de Vôlei ocorreu no mês do Orgulho LGBTQIA+, criado para conscientizar e reforçar sobre o respeito e a promoção da equidade entre as pessoas.

Os acadêmicos do curso de Jornalismo Lucas Acosta, Aryane Machado, Luíza Maicá, Luiza Silveira e o do curso de Publicidade e Propaganda, Luan Rimoli, participaram da cobertura de todos os dias do evento. Por meio de registros fotográficos de toda a competição por meio do Laboratório de Fotografia e Memória (LabFem) . Além de publicações de textos no site da Agência CentralSul de Notícias e com atualizações dos jogos que foram feitos através redes sociais do programa esportivo Titular da Rede, da RádioWeb UFN. Durante os dias puderam entrevistar jogadores, técnicos, organizadores do evento e a madrinha da ação, Tiffany Abreu, jogadora do time de vôlei de Osasco (São Paulo) que é a primeira atleta trans a disputar a Superliga Feminina.

A universitária do 1º semestre, Luíza Maicá, comenta que esta não é sua primeira cobertura de evento esportivo e destaca a importância que atividades externas à sala de aula colaboram com seu processo formativo: “Agrega muito, pois, temos a oportunidade de trabalhar com diferentes áreas esportivas. A prática é mais importante que a teoria, é nessas oportunidades que aprendemos de fato”. Já para Luiza Silveira, que cursa o 3º semestre de Jornalismo diz: “Foi uma experiência nova, acredito que essa oportunidade que o Laboratório me proporcionou foi de grande aprendizado”.

Para Lucas Acosta, estudante do 7º semestre, é sempre importante participar de eventos como este, já que alinha os conhecimentos teóricos com a aprendizagem prática e ressalta a possibilidade de consolidar o programa Titular da Rede, que vem realizando coberturas completas dos campeonatos esportivos. O estudante quer seguir trabalhando no meio esportivo, evidencia a formação prática é como essencial para este tipo de atividade e complementa: “Temos a oportunidade de realizar o trabalho de um jornalista ainda na formação acadêmica e de ver como realmente funciona este tipo de cobertura”.

Algumas das entrevistas realizadas pelos universitários e as fotos produzidas pelo Laboratório de Fotografia e Memória podem ser conferidas no Instagram do Titular da Rede. Já as matérias produzidas pelos acadêmicos estão disponíveis no site da Agência de Notícias CentralSul

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Luiza Silveira/Laboratório de Fotografia e Memória e Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo