Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo vencem concurso Re.Viva Bozano Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/11/2018

Estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana venceram o concurso que escolhia o projeto a ser desenvolvido no Re.Viva Bozano.

Com 2.098 votos, em votação popular na internet, a proposta foi idealizada pelos acadêmicos Caroline Silveira, Gabrielle Minuzzi, Maysson Carvalho, Gabriela Cezar, e Simone Rubin.

Caroline Silveira lembra que ficou sabendo do concurso através da professora Juliana, que seria uma das juradas, e incentivou os alunos à participarem da competição. O projeto vencedor foi construído durante um final de semana, entre os 5 integrantes. No sábado, após um workshop no CDL, onde foram apresentadas as ideias para os projetos, e uma visita ao local, os acadêmicos se dedicaram no projeto, que foi finalizado e enviado no último minuto de domingo.

Um dos diferenciais em relação aos outros projetos, segundo Caroline, é a utilização de toda a palheta de cores que foi disponibilizada para o concurso, já que as tintas serão doadas. Então o grupo optou por um olhar mais colorido e que chamasse a atenção da população. Outro diferencial do projeto é o objetivo de transformar o espaço em um local de permanência, como uma extensão do calçadão.

Ainda sobre as cores, Caroline lembra que foi feito um estudo das cores. “Aplicamos de maneira que as cores quentes, como o vermelho, que trazem um dinamismo e um incentivo a uma vida mais dinâmica e criativa, nós colocamos nas áreas de passagem, justamente para quem está trabalhando, ou indo estudar, que tenha esse incentivo. E nos espaços de permanência, optamos por cores frias, com o verde e azul, que trazem calmaria e suavidade”, explicou.

Outra característica do projeto são as Ilhas de Refúgio, onde serão colocados móveis feitos de palets, fruto de doação, para que não seja necessário utilizar verba pública. Além deles, guarda-sóis para os dias de calor intenso que fazem durante o verão na cidade. Também serão utilizados como mobiliário urbano, tambores de óleo pintados de branco, e a proposta é de que eles possam receber intervenções dos artistas da cidade, para promover seu trabalho.

Para a faixa de segurança localizada ao final da 2ª quadra da Bozano, será utilizada a estratégia de Traffic Calming, muito utilizada fora do Brasil, que usa a técnica de uma faixa feita em desenho 3D, que faz com que os carros diminuam sua velocidade, como um reflexo.

Ainda segundo Caroline, uma das motivações do grupo foi um conceito muito visto em sala de aula, a cidade para as pessoas, e não para os carros, cujo maior exemplo é a cidade de Copenhague (capital da Dinamarca), que foi utilizada como inspiração por ser uma cidade referência em urbanismo.

Logo que o resultado foi divulgado, na segunda-feira, dia 5 de novembro, os acadêmicos foram pegos de surpresa, pois um erro no site da votação anunciou a vitória de outro grupo, enquanto na cerimônia realizada na sede da Prefeitura, onde o prefeito abriu a prancha do projeto vencedor, e eles viram o seu projeto, ficaram todos surpresos e emocionados.

“Acho que, no fim, ter visto o resultado errado, que no primeiro momento nos deixou bem pra baixo, pois batalhamos muito para divulgar o projeto e conseguir votos, mas depois ter descoberto que nós ganhamos foi uma emoção a mais. Ficamos tão nervosos que mal conseguíamos posar para as fotos”, lembra Caroline.

Agora, os acadêmicos, junto do IPLAN Santa Maria, se reúnem para discutir os detalhes da planta técnica, e estarão presentes também durante a aplicação do projeto, que deve ter início em dezembro. “A nossa intenção é continuar participando de concursos assim, pois é uma oportunidade única, e nós agarramos com todas as mãos que tínhamos, e é muito gratificante em ter um projeto sendo executado, quando ainda nem nos formamos, é inacreditável. Acho que só quando estiver pronto e sendo aproveitado que vamos acreditar em tudo isso”, finaliza Caroline.

Foram sete projetos inscritos, destes, três foram selecionados por um grupo de jurados formado por Daniel Pereyron, do Instituto de Planejamento de Santa Maria, Marcelo Rossés, superintendente de Mobilidade Urbana, e Lídia Rodrigues, arquiteta do município, além da professora Juliana Guma, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN.

Desde o dia 26 de outubro, até 4 de novembro, os três projetos participaram de uma votação popular na internet. A votação fez parte do projeto Re.Viva Bozano que, dentre as mudanças, prevê a retirada da faixa de estacionamento da rua.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo