Acadêmico cria aplicativo que prevê o sentimento dos usuários Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/10/2018

Acadêmico de Ciência da Computação da Universidade Franciscana, Gabriel Cardoso, está desenvolvendo um aplicativo que analisa e define, por meio da expressão facial, a emoção que usuário está sentindo naquele exato momento ou ao falar sobre determinado assunto.

O aplicativo, que ainda não tem um nome definido, está em fase inicial e, no momento, tem como base de análise de sentimentos as Eleições 2018. Ele funciona em duas etapas:

Primeiro o usuário passa por uma pesquisa, feita a partir de um aplicativo de celular também desenvolvido pelo acadêmico, onde o usuário deve definir o seu sentimento antes do segundo turno das eleições (medo, felicidade, raiva, tristeza, etc.) e o grau desse sentimento (de 1 a 10).

Na segunda etapa, o software captura o rosto do usuário e cruza a expressão com os dados coletados na pesquisa inicial. A partir daí o programa passa a comparar a expressão com a de outros participantes que realizaram a pesquisa e tenta definir, por meio de um algoritmo, o sentimento e a porcentagem desse sentimento em cada pessoa participante. 

O objetivo do aplicativo, segundo Gabriel, é formar um sistema mais concreto que interprete e possa prever o sentimento das pessoas apenas pela captura da face, proporcionando assim um estudo mais fiel sobre o que as pessoas realmente sentem. 

“A pesquisa está sendo feita com várias pessoas para que o nível de sucesso do aplicativo seja cada vez mais objetivo, pois quanto mais pessoas participarem, mais próximo o aplicativo ficará da realidade”, ressalta o estudante. 


Texto: Fernando Cezar / Estagiário de Jornalismo
Fotografia: Mark Braunstein 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação