Acadêmicas de Publicidade e Propaganda produzem livro sobre o CASE Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/12/2018

Acadêmicas do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana lançam, na noite de quinta-feira, 13 de dezembro, às 20h no Hall do prédio 15, o livro que é resultado de um trabalho realizado na disciplina de Projeto Experimental II. “O Outro Lado” é composto por produções e relatos de convivência das acadêmicas com os internos do CASE e a escola Humberto de Campos.

O livro foi gerenciado pelas alunas Camila Rosso e Francinny Nunes que, orientadas pela professora Claudia Buzatti Souto, decidiram dar continuidade à um projeto que havia sido realizado dentro da disciplina de Projeto de Extensão Comunitária II, no ano de 2017. Intitulado “Uma Nova História”, o objetivo desse projeto era levar aos internos do CASE atividades envolvendo a comunicação e falar sobre sua importância nos dias de hoje.

“Como já havíamos estabelecido esse laço social com eles, eu e a Camila resolvemos voltar lá pois, parecia que não tínhamos completado nossa missão com eles. Nós queríamos que a sociedade tivesse acesso ao que nós estávamos tendo, que é então, tudo que está no livro, o dom deles, a verdadeira realidade por trás dos muros, o outro lado”, observa Francinny.

A Escola Estadual Humberto de Campos, que fica nas dependências do Centro Socioeducativo para Menores Infratores (CASE), oferece ensino fundamental regular para adolescentes de até 15 anos, educação de jovens e adultos (EJA) para os maiores de 15 anos, e, também, ensino médio regular para os internos. Seu objetivo principal é a reinserção social dos jovens.

Desde o mês de agosto as acadêmicas desenvolveram atividades na escola para que os meninos pudessem expressar sua criatividade. Foram dois meses de captação de conteúdo, que envolveram a produção de textos, desenhos, poemas e fotos de artesanatos.

Essas produções são realizadas pelos internos como uma maneira de sobrevivência dentro de suas rotinas privadas, e estas compõem o livro ”O Outro Lado”, um projeto de extremo valor empático para a sociedade de Santa Maria e região.

Além das produções, no livro também consta a visão das autoras do projeto, que falam sobre as mudanças que ocorreram em suas vidas acadêmicas e pessoal, após a intervenção.

Durante o 12º Prêmio Universitário de Publicidade, que ocorreu no dia 22 de novembro, o livro foi premiado com o 1º lugar na categoria Empreendedorismo Social. Para autoras, esta conquista foi um sonho realizado pois, segundo elas, o projeto ganhou visibilidade antes mesmo de ser lançado, o que contribui para que a sociedade possa compreender a realidade por trás dos muros do CASE.

O lançamento físico e digital do livro “O Outro Lado” acontece às 20h de quinta-feira, dia 13 de dezembro, no Hall do prédio 15, que fica localizado no conjunto III da UFN. O projeto não possui fins lucrativos e os exemplares serão distribuídos no lançamento. Após também serão deixados em empresas e escolas de ensino médio da cidade, locais que os internos costumam procurar após sua passagem no CASE.

“Estamos com grandes expectativas, tanto para o lançamento, como para o andamento do livro em sociedade. É uma responsabilidade muito grande para nós duas, principalmente por estarmos nos formando e também representando a instituição que colaborou com o projeto. De certa forma, nos tornamos porta-vozes destes meninos e é uma honra muito grande poder contar um pouco do que eles passam”, finaliza Francinny.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagens: divulgação/arquivo pessoal