Acadêmicas de Biomedicina participam de Congresso Internacional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/10/2018

Acadêmicas do Curso de Biomedicina da Universidade Franciscana, participam de congresso internacional na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo.

O ‘III Congresso Internacional sobre Nanotecnologia & Simpósio sobre Nanobiotecnologia e Suas Aplicações’ (III CINA), foi realizado entre os dias 09 e 11 de outubro.

Morgana Brondani, Manuela Marcuzzo e Jadriane Friedrich apresentaram resumos em formato de banner de trabalhos desenvolvidos na UFN e um deles acabou recebendo um dos dois prêmios de destaque do Congresso.

Segundo a orientadora das estudantes, professora Virginia Cielo Rech, a participação neste tipo de congresso estimula cada vez mais a iniciação científica das acadêmicas.

“É uma oportunidade de incentivar essa caminhada, pois é um congresso que participam mestrandos e doutorandos, e elas poderem participar é uma forma de aprender e de serem reconhecidas desde já”, ressalta a orientadora.

O trabalho premiado foi feito por um grupo de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Nanociências, e apresentado por Morgana, que participa do grupo. Nele foi avaliada a citotoxicidade da nanopartícula lipídica sólida contendo curcumina e capsaicina pelo teste de hemólise.

Em outras palavras, foi colocado uma partícula nano, criada pela doutoranda do grupo de pesquisa, em contato com o sangue, e caso a partícula for citotóxica (que é uma propriedade nociva de uma substância em relação às células) ela causa hemólise, que é o rompimento da membrana da hemácia.

A acadêmica que recebeu a premiação destaca que o prêmio no III Congresso Internacional em Nanotecnologia é um reconhecimento de anos de trabalho e dedicação do grupo de pesquisa.

“É um prêmio que vem a somar no nosso trabalho e trazer um grande estímulo para nos aperfeiçoarmos cada vez mais”, comemora Morgana.

III Cina é um congresso de difusão de conhecimentos técnico-científicos relacionados à Nanotecnologia e suas aplicações, no meio acadêmico e profissional.

Texto: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo
Fotografia: divulgação