Acadêmica de Pedagogia realiza pesquisa sobre altas habilidades e superdotação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/09/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo
Imagens: divulgação / Angélica Kerber

A Universidade Franciscana foi representada no 19º Seminário Internacional de Educação pela acadêmica Angélica Kerber, do curso de Pedagogia, com a pesquisa “Altas Habilidades/Superdotação na educação infantil: Contribuições para a formação de professores”.

O SIEduca realiza grandes discussões educacionais, que neste ano abordou a temática da “Neuroeducação-Emoção e Aprendizagem”, apresentando a interface da Educação, Psicologia e Neurociências e suas contribuições na sala de aula. Este evento científico assume um espaço privilegiado de atualização e qualificação do trabalho docente, enriquecimento curricular aos acadêmicos e fórum de interlocução de questões importantes da educação.

A pesquisa da acadêmica surgiu através de um livro que ganhou de presente da professora da UFN Michele Quinhones Pereira sobre o “Atendimento Educacional Especializado”. Foi a partir dele que a estudante acabou descobrindo a temática, que hoje faz parte da sua pesquisa. Segundo Angélica Kerber, a partir do primeiro semestre deste ano, com a realização do TFG1, e decidida a realizar uma análise mais profunda sobre o tema, ela continuou a pesquisar na área, sendo que este trabalho é o primeiro realizado na Universidade Franciscana. Ela contou com o apoio e a orientação do professor Arlei Peripolli, que tem um grande conhecimento sobre a temática.

A participação da Angélica no SIEduca se deu por meio da apresentação de TFG1 para a banca avaliadora que indicou a acadêmica para a participação do seminário internacional, pela relevância do seu trabalho.

“A participação no SIEduca foi incrível. Essa pesquisa é a primeira a se tratar sobre esta temática. Acredito que o tema é de extrema relevância na formação de professores e que devemos estar sempre debatendo sobre isto”, comentou a acadêmica.

A estudante ainda afirma que a participação no seminário internacional foi muito importante para o seu crescimento profissional, e que isso a ajudou a colher muitos conhecimentos e, principalmente, poder ter o seu trabalho reconhecido pela Neurocientista Marta Relvas, que é membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e da Associação Brasileira de Psicopedagogia RJ. Além disso, Marta também é autora de livros e DVD’s sobre Neurociência e Educação pela Editora WAK e Editora Qualconsoante, de Portugal.

“Meu foco no momento é um mestrado. Mas a participação no seminário internacional, foi um pontapé inicial em minha trajetória de pesquisa, e nesta linha que quero muito seguir”, comentou Angélica.

Para o orientador da acadêmica, professor Arlei Peripolli, a participação da estudante no SIEduca foi uma grande oportunidade, pois ela conseguiu experimentar outras realidades e interações entre os pesquisadores. Segundo ele, ao participar desse evento, a acadêmica teve a oportunidade de apresentar seu trabalho de pesquisa e manter-se atualizada em relação as áreas de interesse.

Sobre a temática apresentada, o docente ressalta que a pesquisa está presente no contexto de sala de aula. “A universidade, através da acadêmica, se propôs a discutir e pesquisar, possibilitando novos aprendizados e, principalmente, produzir conhecimento e divulgar para as escolas. Essa pesquisa reorganiza novas propostas pedagógicas, claro que ainda é inicial, mas após a conclusão, o próximo passo é focar na formação dos professores”, explicou.