Academia Santa-mariense de Letras e UFN juntas pela poesia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/05/2019

A Universidade Franciscana (UFN) em parceria com a Academia Santa-mariense de Letras (ASL) promoveu no final da tarde desta terça-feira, 7, o 1º Recital de Poesia formado por acadêmicos do curso de Letras da UFN e membros da ASL. O objetivo do recital, que ocorreu no Espaço Café do Theatro Treze de Maio, era propagar a expansão cultural e artística em Santa Maria.

Para o presidente da ASL, João Marcos Adede y Castro, realizar o Recital em conjunto com a UFN é importante para o cenário cultural da cidade. “A UFN é uma universidade de grande prestígio e relevância na cidade, na região e também no estado. Nos sentimos honrados em fazer parte deste momento”, enfatiza Adede y Castro.

Conforme a professora do curso de Letras, Najara Ferrari, o grande interesse é levar para fora da portões da universidade todo o potencial dos estudantes, além de mostrar o que é trabalhado na graduação. “O propósito é fazer um intercâmbio com outras entidades como a Academia Santa-mariense de Letras para que a gente possa dialogar com a comunidade”, comenta a professora.

Com muita alegria, a acadêmica do 3º semestre de Letras, Neli Costa dos Santos, 38 anos, afirma que é uma enorme satisfação participar do Recital de Poesia. A estudante escolheu declamar a poesia Saber Viver, de Cora Coralina.

“É uma poesia muito bonita, que nos leva também este convite de como aprender de fato a viver nesse mundo que hoje nos desafia tanto. É saber acolher, ter braço para abraçar, ter carinho para amar. Então, a poesia perpassa por esse ângulo”, explica Neli.

No 5º semestre do curso de Letras, Gabriela Villa Nova Paganotto, de 23 anos, declara que estar participando de uma das programações da 46ª Feira do Livro de Santa Maria é algo maravilhoso.

“Ultimamente, as crianças e os adultos estão se relacionando mais com o universo tecnológico que acabam deixando de lados os livros. Eu sempre prezo pelo contato físico e poder sentir aquele cheiro bom que livro tem”, ressalta a estudante.

Por fim, o presidente da ASL garantiu que o Recital de Poesia seria o primeiro passo para outras atividades que serão realizados em parceria com a UFN.

Assessoria de Imprensa Feira do Livro 2019
Texto: Viviane Campos / Egressa Jornalismo UFN