Abertura da exposição "Mostra Moda" ocorre na próxima quinta, 28 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/03/2019

Na próxima quinta-feira, dia 28 de março, ocorre a abertura da exposição "Mostra Moda", na Sala de Exposições Angelita Stefani, Prédio 14, Conjunto III da Universidade Franciscana.

A mostra, que tem início às 18h, irá expor peças de roupas criados pelos acadêmicos do 4º semestre do curso de Design de Moda da IES. Os modelos foram apresentados durante a 3º edição do Pensa Moda, ocorrido em outubro de 2018.

As peças foram elaboradas na disciplina de Laboratório de Modelagem Avançada e possuem uma temática livre, tendo como referência as tecnologias de sustentabilidade. Unindo responsabilidade social e ética, afim de uma produção de moda mais consciente, os looks são únicos e priorizam o bem-estar, a autenticidade e as diferentes formas corporais.

Posterior à abertura da exposição, haverá a Aula Inaugural dos cursos de Graduação em História, Design de Moda e Jornalismo, e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Mehl.

O tema central será "Moda, História e Relações de Poder". Quem ministrará a atividade será o professor Paulo Debom, do Centro Universitário Celso Lisboa, do Rio de Janeiro-RJ.

“O professor Paulo Debom é um dos profissionais que fala sobre as relações entre moda e história do ponto de vista social e antropológico, abordando questões que não costumam ser abordadas, como a relação de poder e pertencimento. Por isso, a nossa ideia, ao convidá-lo para falar sobre esse assunto é fazer com que os acadêmicos percebam o vestuário como um instrumento didático, e algo muito além de um simples pedaço de pano”, explica a coordenadora do curso de História e uma das organizadoras da atividade, professora Roselâine Casanova Corrêa.

De acordo com ela, promover o debate sobre a construção das aparências no ambiente acadêmico oportuniza discutir as relações de poder que estão em jogo em cada época, já que, ela afirma que o vestir é um dos caminhos por meio dos quais se compreende de que maneira o poder simbólico se instaura. Na ocasião, Pedro irá propor uma reflexão sobre o papel da moda na fabricação da imagem pública de três soberanos franceses: Luís XIV, Napoleão Bonaparte e Napoleão III.

A aula inaugural está marcada para às 19h e ocorre no Salão de Atos do Prédio 13, Conjunto III da UFN. A palestra é aberta para acadêmicos de qualquer curso da IES. Depois, ocorre o lançamento do livro "A História da Moda, a Moda na História", organizado pelo professor Paulo Debom, junto de Joana Monteleone e Camila Borges.

Segundo a professora e coordenadora do Mehl, Elsbeth Léia Spode Becker, o mestrado trabalha em parceria com os cursos de História, Jornalismo, Design de Moda de forma interdisciplinar. Isso acontece devido os temas debatidos em ambos os cursos permearem no ambiente das linguagens.

Exposição "Mostra Moda"
Quando: 28 de março, às 18h
Onde: Sala de exposições Angelita Stefani, no Térreo do Prédio 14, Conjunto III

Aula Inaugural "Moda, História e relações de Poder" e lançamento da obra "A História na Moda, a Moda na História"