6ª Jornada Internacional de Enfermagem reúne profissionais de diversas regiões do Brasil e do Exterior Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/05/2019

A 6ª edição da Jornada Internacional de Enfermagem, promovida pela Universidade Franciscana, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, teve início na noite desta terça-feira, dia 07 de maio, no Salão de Atos do Conjunto I da UFN. 

A abertura do evento contou com a participação da Reitora, Profa. Iraní Rupolo, da Coordenadora da área de Enfermagem da CAPES, Cristina Maria Garcia de Lima Parada, da representante do COFEN, Profa. Heloísa Helena Oliveira da Silva, a Coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Carla Lizandra de Lima Ferreira, o representante das Faculdades de Ciências Aplicadas da Alemanha, Prof. Andreas Büscher, as professoras do curso de Enfermagem Dirce Stein Backes e Juliana Colomé, coordenadora do evento. 

A Reitora da UFN aproveitou o momento para agradecer o COFEN e CAPES, pela parceria na promoção do evento que busca ampliar a formação dos profissionais em saúde.

"Vocês são os profissionais que amam cuidar das pessoas, que amam estudar os temas da saúde e que formam estudo conectado com a prática no cuidado e na gestão, na relação com os profissionais, e na volta ao estudo. Então acredito que esse evento é um complemento a tudo que vocês já fazem, integrando os diversos cursos de saúde", ressaltou.

A coordenadora do evento, Profa. Juliana Colomé destacou que o evento tem objetivo de ampliar a cooperação científica com centros de pesquisas nacionais e internacionais, assim como estimular o intercâmbio acadêmico entre estudantes de graduação e pós-graduação. 

"O evento deste ano tem como central a Sistematização do Processo de Cuidado em Saúde, que ao longo do evento será abordada em três eixos que se interconectam: a Sistematização da Assistência de Enfermagem, os Processos de Cuidado de Trabalho em Saúde e a Integração Ensino-Serviço-Comunidade", explicou.

Como abertura da Jornada, um casal de bailarinos da CIA Sorriso com Arte fez uma bela apresentação artística para os presentes. 

Dando início ao primeiro eixo, ainda na noite desta terça-feira, 07, a conferencista Profa. Dra. Kênia Lara Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, explanou sobre a vinculação da Sistematização do Processo de Cuidado em Saúde com as diretrizes curriculares nacionais de Enfermagem, especificamente. 

Ao longo desta quarta e quinta-feira, dia 08 e 09 de maio, haverão palestras, workshop, talkshow, conferências e, ainda, apresentações de trabalhos científicos, lançamento de produções científicas e tecnológicas e as defesas de dissertações do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN, que tem convênio com CAPES e COFEN. 

A programação completa do evento pode ser acessada clicando aqui. 

Confira notícia da Universidade de Hochschule


Saiba mais sobre a SAE e confira algumas das dissertações do Mestrado em Saúde Materno Infantil da UFN:

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) foi sugerida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) como um método científico a ser realizado sob a responsabilidade do profissional enfermeiro. A SAE organiza e otimiza o trabalho dos profissionais, e possibilita a identificação das demandas a partir das necessidades de cada indivíduo, família ou comunidade, bem como direciona as intervenções de enfermagem de forma integrada à atuação dos demais profissionais da equipe multiprofissional de um hospital.

Apesar de sua importância, tanto para a valorização da enfermagem, quanto para os aspectos da organização e da qualidade da assistência, a consolidação da SAE ainda se apresenta como um desafio teórico-prático. Por conta disso, o COFEN firmou, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), um convênio para a qualificação de 500 enfermeiros do Mestrado Profissional, com foco na implementação efetiva do Processo de Enfermagem, por meio da SAE, visando contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil recebeu oito bolsistas beneficiários desta parceria entre CAPES e COFEN, e ao longo dos dias 8 e 9 de maio, eles defendem as suas dissertações de mestrado. Na manhã de quarta-feira, 8 de maio, as mestrandas Fabiele Rodrigues Maurer e Aline Gomes Correa apresentaram os resultados de suas pesquisas, cujo resultado foi a implementação de um histórico de enfermagem em seus ambientes de atuação.

A teórica Wanda de Aguiar Horta é autora da teoria das Necessidades Humanas Básicas, fundamentada nas necessidades psicobiológicas – como hidratação, sono, e nutrição –, psicossociais – como segurança, amor, liberdade, comunicação, criatividade e autorrealização – e psicoespirituais – que englobam questões religiosas, teológicas, éticas e de filosofia de vida. A partir disso, se instituiu o processo de enfermagem com base em ações sistematizadas, divididas em cinco etapas: coleta de dados (histórico de enfermagem), diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação de enfermagem.

A coleta de dados, que caracteriza a primeira etapa do processo faz o levantamento do histórico de enfermagem, que é a construção do levantamento de todas as informações necessárias para uma primeira consulta.

E enfermeira pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria, Aline Gomes Correa, defendeu a sua dissertação intitulada “Implementação de Histórico de Enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica”, pesquisa desenvolvida entre dezembro de 2017 e março de 2019. O trabalho realizado pela mestranda constituiu-se na coleta de dados pessoais dos pacientes, e entrevistas mais pessoais, englobando as necessidades humanas básicas do usuário e da família, e por fim, resultou na formatação de um formulário de histórico de enfermagem com um caráter operacional e de fácil preenchimento.

Participaram de sua banca, a coordenadora da área de enfermagem na CAPES, Cristina Maria Garcia de Lima Parada, o Dr. Joel Mancia, da UNISINOS, a Dra. Suzinara Soares de Lima, do Hospital Universitário de Santa Maria, a Dra. Adriana Dall’ Asta Pereira, da UFN, e sua orientadora, a professora Dirce Stein Backes. 

A enfermeira obstetra do Hospital Casa de Saúde, Fabiele Rodrigues Maurer, defendeu a sua dissertação intitulada “Elaboração de um Instrumento com as Etapas do Processo de Enfermagem para uma Maternidade de Risco Habitual”. A pesquisa realizou um histórico de enfermagem com os principais diagnósticos da maternidade e suas intervenções. Através de um grupo focal constituído pelas enfermeiras atuantes da maternidade e as residentes em enfermagem obstétrica, e resultou em uma ferramenta de histórico que, de acordo com a autora, é simples, concisa, e passível de ser aplicada. 

Participaram de sua banca, a Dra. Kênia Lara Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais, a Dra. Margarita Poblete Tronosco, da Universidade Católica de Maule, no Chile, a Dr.a Graciele Fernanda da Costa Linch, da Universidade Federal de Ciências de Porto Alegre, o Dr. Silomar Ilha, da UFN, e sua orientadora, a professora Claudia Zamberlan.

Já no período da tarde as apresentações das dissertações continuaram com a enfermeiras Caroline Pacheco Araújo e Luciana Molino da Rocha.

Caroline Pacheco Araújo apresentou o trabalho intitulado “Cuidados Parturiente no contexto do Nascimento: Proposta de um Protocolo de participação do acompanhante”. A ideia surgiu através de uma demanda, que estava gerando muitos conflitos no Centro Obstétrico do HUSM, onde foi pensado em padronizar as orientações e condutas dos acompanhantes no nascimento, e com as reflexões dos profissionais, houve uma aproximação da equipe, melhorias de diálogos e de assistência compartilhada.

Além disso, o trabalho resultou em quatro produtos: um protocolo de participação do acompanhante no nascimento, fluxograma, um livro de orientações, que é um manual de procedimentos profissionais padrão, e um grupo de estudos, denominado Gestão de Saberes.

A vivência como enfermeira de estratégia e saúde familiar, fez com que Luciana Molina da Rocha desenvolvesse um estudo de “Blog da Saúde como Ferramenta para a Utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem”.

O trabalho surgiu com o conceito de divulgar e implementar a sistematização da assistência de enfermagem no serviço da saúde. Isso faz com que exista uma melhoria nas realizações das estratégias e saúde da família, fazendo com que consultas de pré-natal de risco habitual consigam ter um cuidado mais equilibrado e completo.

Confira as fotos das defesas abaixo:


Texto: Carolina Teixeira / Jornalista Assecom, Thayane Rodrigues e Giulimar Machado / Estagiários Jornalismo Assecom
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação