6ª edição do Dia ANEC Santa Maria ocorre neste sábado, 14 de março Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/03/2020

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Franciscana, Professor Marcos Alexandre Alves será o palestrante da 6ª edição do Dia ANEC Santa Maria, que está marcada para a manhã deste sábado, dia 14 de março, a partir das 8h. O encontro será realizado no Colégio Franciscano Sant’Anna, localizado na Rua dos Andradas, nº 1658, com entrada pela Rua Floriano Peixoto.

O evento, realizado anualmente pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), terá como tema “Valores éticos, competências socioemocionais e os desafios docentes na contemporaneidade”, onde o Prof. Marcos Alexandre Alves irá apresentar as principais características da contemporaneidade, notadamente marcada pela mudança, transitoriedade, liquides, excesso, impaciência, ausência de valores, de equilíbrio emocional e de referencialidade.

De acordo com ele, daí vem a necessidade de se rever, de olhar de outro jeito e alterar o modo como fazemos e pensamos as coisas, especialmente como os professores refletem sobre a sua prática educativa. Além disso, Marcos ressalta que com o passar do tempo foi agregado à Escola a função de trabalhar valores e desenvolver competências de cunho socioemocional, a saber, preparar o estudante para a vida, para atuar de forma proativa e humana em um contexto de crescente complexidade.

Dentre as várias competências socioemocionais, serão discutidos: aprender a conviver, valorizar diferentes formas de pensamento, estabelecer relações harmoniosas, entender as si mesmo e o outro, produzir e compartilhar conhecimento, buscar solução para os problemas, ter empatia, desenvolver capacidade de identificação, análise e criticidade, saber trabalhar de forma colaborativa, saber ouvir e comunicar-se, estar comprometido com o planeta. Competências estas que, para o docente, são importantes e necessárias para vida individual, social e profissional.

“O foco da palestra não consiste em tratar de modo especifico e detalhado das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, mas destacar a sua preocupação com a implementação de uma educação integral. Ou seja, uma educação que considera no processo formativo, além das habilidades cognitivas, o desenvolvimento das competências socioemocional, de valores e de atitudes que devem ser mobilizadas para a transformação social em prol de uma sociedade mais humana, socialmente justa, ambientalmente sustentável e emocionalmente equilibrada. Portanto, destacaremos a importância dos valores éticos e das competências socioemocionais na educação e os desafios que se impõem na formação e atuação docente, em prol de uma formação inovadora, integrada, transversal e dinâmica, que promova uma boa e harmoniosa convivência consigo, com os outros, com o planeta e com o Transcendente”, finalizou Marcos Alexandre Alves.

O Dia ANEC Santa Maria 2020 terá inscrições gratuitas e disponibilizará um total de 550 vagas. As inscrições já podem ser feitas no site da ANEC.

De acordo com normas do Colégio Franciscano Sant’Anna, será permitido apenas o consumo de água no auditório, sendo proibido o consumo de chimarrão, café, lanches e outros.

Dia ANEC Santa Maria

Palestra:
Ministrante: Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Franciscana, Professor Marcos Alexandre Alves
Data: 14 de março de 2020
Local: Colégio Franciscano Sant'Anna