4º Seminário em Saúde Materno Infantil é realizado na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/05/2019

Começou na manhã desta terça-feira, dia 07 de maio, os eventos da Sistematização do Processo de Cuidado em Saúde da Universidade Franciscana. São três eventos ocorrendo simultaneamente na UFN: a 6ª Jornada Internacional de Enfermagem, o 3º Simpósio de Enfermagem Brasil/Alemanha e o 4º Seminário em Saúde Materno Infantil, ambos organizados pelo curso de Graduação em Enfermagem e pelo Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil.

O 4º Seminário em Saúde Materno Infantil teve abertura nesta manhã, no Salão de Atos do Conjunto I da UFN, que contou com a presença da Vice-Reitora da Universidade, Profa. Solange Binotto Fagan. Ela ressaltou a importância da presença dos alunos, professores e profissionais da área, para a troca de conhecimentos e experiências.

“Estamos vivendo uma semana de grandes acontecimentos, com a presença de temas importantes para o desenvolvimento profissional na área da saúde. Aproveitem esse momento, essa oportunidade de recebermos grandes profissionais que vão ajudar muito no crescimento profissional e pessoal de cada participante”, desejou a vice-reitora.

A primeira programação do dia foi a mesa-redonda “Saúde Materno Infantil no Brasil: é possível atuar de forma multidisciplinar?”. O bate-papo contou com a presença de diferentes profissionais, que trouxeram um pouco das suas vivências e experiência profissional para os presentes.

Um tema de grande repercussão foi em relação aos cuidados que devem ser tomados com a saúde da criança, desde o nascimento até o seu desenvolvimento neuropsicomotor.

Algo que esteve na fala de todos os palestrantes foi a “empatia”, onde o profissional pode melhorar os resultados em um atendimento e, consequentemente, melhorar a percepção do paciente sobre o seu trabalho. Isso porque, segundo eles, podem chegar pacientes com depressão, principalmente gestantes, e o profissional deve ser atencioso e o trata-lo com cuidado e carinho. Isso pode fazer toda a diferença no atendimento.

A nutricionista e professora Camila Lehnhart Vargas, ressaltou que a criança é o reflexo dos pais e que os hábitos alimentares começam a ser formados a partir da infância, dependendo, então, dos pais influenciarem o filho a se alimentar de uma forma mais saudável, desde a infância.

O argumento se dá pelo fato de muitos pais quererem agilizar o processo de alimentação da criança, para que elas comecem a experimentar alimentos diferentes antes mesmo do período indicado para tal.

O dentista e professor Thiago Machado Ardenghi falou dos estudos realizados para a melhoria da saúde bucal, e a importância de promover a saúde tendo um trabalho único com diferentes profissionais. Segundo ele, trabalhar de forma multidisciplinar não é interessante somente para evitar possíveis doenças, mas sim para limitar os riscos sofridos pelo paciente.

Já a professora Fernanda Pires Jaeger trouxe a importância do trabalho integrado e o desenvolvimento de poder gerar um atendimento de qualidade, de poder resolver problemas, as dificuldades, dúvidas e necessidades surgidas durante um tratamento, por exemplo. “Acredito no trabalho integrado e isso faz toda a diferença na atenção que devemos ter com a saúde”, ressaltou a professora.

O 4º Seminário em Saúde Materno Infantil recebe atividades até quinta-feira, dia 9 de maio. A programação completa dos três eventos pode ser encontrada no site da UFN

O objetivo dos eventos é proporcionar um espaço ampliado de discussões e construção científica sobre o processo de cuidado em saúde, no sentido de desenvolver habilidades e competências profissionais para o desenvolvimento da sistematização da assistência de enfermagem e saúde.