25 anos de Nutrição UFN foi celebrado com profissionais de todo país Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/08/2023

O curso de Nutrição da Universidade Franciscana (UFN) promoveu na última sexta-feira (18) um momento de celebração aos seus 25 anos de fundação. A atividade reuniu estudantes, professores e egressos do curso para uma atualização profissional e acadêmica, no Salão de Atos do Prédio 13, Conjunto III. O momento oportunizou relembrar a história vivida ao longo desta trajetória e também proporcionou a integração entre a comunidade acadêmica.

A programação contou com diversas palestras que abordaram as temáticas: ‘Como separar o joio do trigo’; ‘Comportamento e a percepção do manipulador de alimentos’; ‘Impactos da rotulagem nutricional e sobre se existe sucesso na profissão’. A coordenadora do curso, professora Elisangela Colpo, comenta que há muito nestes 25 anos de história e que metade do corpo docente do curso é composto por egressos, incluindo ela mesma que é formada pela Instituição: “Me sinto, que estou fazendo parte deste percurso, de 25 anos, porque desde 2006, estou aqui como docente”. Elisangela também expõe o renome do curso de Graduação da UFN: “Quando falamos nele vemos que é reconhecido, em muitos locais do país. Então, isso é muito importante, pois podemos visualizar que o trabalho que estamos fazendo está dando certo”.

Para a vice-Reitora da UFN, professora Solange Binotto Fagan, esse é um curso de grande maturidade e que conseguiu trazer pra sociedade um grande diferencial. “Ao longo deste percurso, são mais de mil pessoas que passam ou que já passaram pelo nosso curso de Nutrição, percebe-se a transformação que são esses números de profissionais na sociedade. Num local onde até pouco tempo a área de nutrição era vista muito mais de forma estética do que como uma forma de prevenir e de tratamento. Este curso foi ganhando espaço fora e dentro da instituição, tornando referência”, relata a vice-Reitora.

Beatriz Munareto, acadêmica do 4º semestre, acredita que este é um momento de é muito relevante, pois celebra os 25 anos do curso de Graduação. Poder participar desta atividade que para ela mostra a grandiosidade e a sua proporção, além mostrar que o seu sonho de se graduar em Nutrição é possível: “É muito bom estar aqui vendo essas palestras com essas pessoas tão capacitadas pra isso”.

Para concluir o momento de exposição e debate sobre a profissão, a palestrante convidada foi a coordenadora de Pós-Graduação em Comportamento Alimentar do Instituto Plenitude Educação (São Paulo) e proprietária da Clínica Muzy, a nutricionista Roberta Carbonari Muzy, que explanou uma visão sobre a temática ‘Existe sucesso na profissão que você escolheu’. Para Roberta este tema gera grande confusão, principalmente quando se fala na palavra sucesso, pois com ela vem o fato de que muitas vezes nós buscarmos um método para alcançá-lo. Por mais que após iniciar o exercício da profissão, optou por realizar um mestrado em uma área diferente, sendo ela o marketing, percebeu que: “Percebi que estudaria Nutrição pra todo o sempre e que precisaria ampliar meus conhecimentos para ser uma boa profissional”.

Durante a programação também foi realizada uma premiação do NutriChef, competição culinária realizada entre os dias 15 e 18 de agosto entre os estudantes, a atividade foi coordenado pela professora Cristiana Basso. Houve também um Momento Cultural com música e coffee break com ilhas dos apoiadores.

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo